“Numa sociedade do confronto, da difícil convivência entre culturas diferentes, da exploração dos mais fracos, das desigualdades, somos chamados a oferecer um modelo concreto de comunidade que, através do reconhecimento da dignidade de cada pessoa e da partilha do dom que cada um transporta, permita viver relações fraternidade”, escreveu Francisco numa carta a todos os religiosos e religiosas da Igreja Católica, divulgada no dia 28 de novembro no Vaticano, pedindo-lhes que sejam um modelo de fraternidade para o mundo atual. (a carta tem data de 21 de novembro, festa litúrgica da Apresentação de Maria.)

Com o lema “Vida Consagrada na Igreja Hoje: Evangelho, Profecia e Esperança” este ano vai ser celebrado no contexto dos 50 anos do Concílio Vaticano II e, em particular, dos 50 anos da publicação do decreto conciliar Perfectae Caritatis’ (Papa Paulo VI, outubro de 1965) sobre a renovação da vida consagrada.

 

A iniciativa vai decorrer entre 30 de novembro 2014 e 2 de fevereiro de 2016, festa litúrgica da Apresentação de Jesus e dia tradicionalmente dedicado aos religiosos e religiosas.

A cerimónia de abertura e de encerramento são precedidas de uma vigília de oração e a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica [CIVCSVA], desde Roma, propõe as seguintes iniciativas eclesiais:

22 – 25 de janeiro de 2015: Encontro Ecuménico de religiosos/as;

8 – 11 de abril de 2015: Seminário para Formadores/as da Vida Consagrada;

23 – 25 de setembro de 2015: Congresso para jovens consagrados/as;

27 – 31 de janeiro de 2016: Simpósio para os Institutos apostólicos e Sociedades de vida apostólica (27-30) | Novos Institutos e novas formas (27-30) | Vida Monástica (28-31) | Institutos Seculares (29-31) | Ordem das Virgens (29-31);

30 janeiro de 2016: Vigília de ação de graças;

1 de fevereiro: Audiência com o Papa;

Corrente mundial de oração nos Mosteiros (8 de dezembro de 2014); Memória dos santos e mártires da VC (26 de setembro de 2015); Curso de formação online para contemplativas/os.

Em Portugal, a coordenação das atividades está a cargo da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) que também preparou um programa para se realizar em território nacional.

– Abertura (I Domingo do Advento) em cada Diocese, em comunhão com Roma e com toda a Igreja -» nas eucaristias dominicais (na introdução e/ou na homilia referir-se ao começo do Ano da Vida Consagrada + Nota Pastoral da CEP + 1 Oração dos fiéis própria). No domingo à tarde, “Te Deum”, num lugar significativo (sé, aeroporto, fábrica, hospital, prisão, estádio, centro comercial, parque, monumento);

– Favorecer a participação nas iniciativas promovidas pela CIVCSVA em Roma;

– Valorizar e se possível ampliar o que já se realiza em Portugal (Semana do Consagrado, SEVC, cursos de formação, jornadas, conferências, retiros intercongregacionais);

– Encerramento (2 fev. 2016) – em Roma e em toda a Igreja; em Fátima, numa peregrinação nacional da Vida Consagrada, a 7 de fevereiro de 2016 (Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada).

 

Share
Share