‘Misericórdia sem fronteiras’ é o tema do Encontro de Animadores Sociopastorais das Migrações de 15 a 17 de janeiro, no Seminário de São José, em Bragança.

Do programa destaca-se a participação do presidente da Cáritas do Líbano, padre Paul Karam, bispos portugueses, responsáveis de instituições católicas, professores universitários, painéis sobre a realidade mundial e oportunidades de encontro, passeios culturais e conhecimento do nordeste transmontano.

A 16.ª edição é promovida pela Cáritas Portuguesa e a Obra Católica Portuguesa de Migrações em parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e a Agência Ecclesia.

O comunicado de imprensa informa que vão “assinalar e celebrar o 102.º Dia Mundial do Migrante e Refugiado”, que a Igreja Católica celebra a 17 de janeiro, e tem mais três objetivos: “Refletir sobre o sentido da nossa ação, no contexto do Jubileu da Misericórdia; Cultivar a cooperação entre os diversos setores da pastoral da Igreja” e “estimular novos itinerários de acompanhamento pastoral.”

O encontro começa às 21h00 e a primeira conferência é apresentada pelo bispo de Lamego, D. António Couto, intitulada “Viver a misericórdia. Fundamentos bíblicos” a partir das 21h30, do dia 15 de janeiro.

O segundo dia, 16 de Janeiro, começa a Eucaristia e as Laudes, às 08h30, e o primeiro painel – ‘Um mundo sem fronteiras’ – 09h30 – conta com analises pela perspetiva económica, política e de cidadania respetivamente por Vera Rodrigues, Silva Peneda e a irmã Irene Guia.

Depois, a partir das 11h30, o painel ‘Um coração sem fronteiras’ conta também com três intervenientes a partir de três perspetivas: ‘Acolher, paradigma da ação’, por Mendo Castro Henriques da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa; ‘Educar, construir relações’ com João Bartolomeu Rodrigues, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Catarina Martins Bettencourt, que dirige o secretariado português da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, desenvolve ‘Religar, o diálogo inter-religioso’.

Antes da conferência final os participantes são a um passeio cultural – ‘Pelos Caminhos da Misericórdia’ – a partir das 14h30.

O tema ‘Misericórdia sem fronteiras: A experiência do Líbano’, vai ser apresentado pelo presidente da Cáritas do Líbano, às 17h30.

Na sua comunicação o padre Paul Karam vai apresentar o modo como “os refugiados sírios são acolhidos e os meios para fazer chegar a essa «linha da frente» os apoios da Comunidade Internacional”.

No Dia Mundial do Migrante e Refugiado, no domingo 17 de janeiro, o encontro começa com uma visita ao Santuário de Nossa Senhora de Balsamão, às 10h00.

Após a visita o bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, abre a Porta da Misericórdia neste santuário e preside à Eucaristia que vai ser transmitida pela Rádio Renascença, a partir das 11h00.

Depois da Missa vai ser inaugurado um Memorial pela Paz dedicado às migrações, simbolicamente representado por uma carreta, um carrinho-de-mão, e uma oliveira.

“O XVI Encontro de Animadores Sociopastorais das Migrações destina-se a todos os que queiram participar no debate cultural em torno da mobilidade humana, atualmente marcada pela urgência dos acolhimentos dos refugiados”, destaca a nota dos promotores deste evento que conta com a parceria do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

encontro migrações2016 (2)

 

Share
Share