Neste domingo foi muito belo ver na eucaristia o recinto do santuário cheio do colorido da juventude. As mãos azuis e amarelas, distribuídas a todos, eram vistas de longe e serviram para louvar, acenar e dar graças com o cântico “Magnificat”.
No dia de ontem foi possível assistir desde manhã a momentos de encontro como o acolhimento fraterno e toda a música que envolvia os peregrinos que chegavam. No peddypaper todos percebemos melhor a mensagem de Fátima num momento de oração e reflexão pessoal.
A tarde trouxe o encontro de todas as dioceses no recinto onde foi acolhida a cruz entregue aos jovens da Europa pelas mãos de João Paulo II, em ambiente de festa. Destaque para a saudação a Nossa Senhora, juntamente com D. Ilídio Leandro e à noite os momentos marcantes do terço na capelinha e da procissão das velas. O recinto do santuário estava inundado pela luz da juventude.
Entre estes momentos de oração foi ainda possível participar do concerto com a banda São Sebastião, com toda a irreverência própria dos jovens.
A noite foi pequena para a vigília onde a alegria de Rão Kyao fez dançar todo o auditório Paulo VI, as palavras de José Pedro Cobra arrancaram gargalhadas saudáveis, Inmaculada Molina trouxe à memória momentos passados nas JMJ de Madrid e “Juntos na Alegria” levou todos à reflexão sobre temas do quotidiano.
O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil encerrou a noite e partilhou a “alegria sentida” desafiando todos os jovens “a ir mais além, voar mais alto e levar esta alegria profunda e profícua a todos os telhados”.
Toda a equipa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil saúda e agradece a participação de todos os jovens participantes, voluntários, convidados, secretariados diocesanos e movimentos que colaboraram para que o Fátima Jovem 2012 fosse a festa da juventude, onde a alegria passou a ser a realidade e sempre um horizonte a atingir.