O Papa Francisco afirmou que “o mundo, a Igreja, precisam da coragem dos jovens” que não ficam “intimidados com as dificuldades”, numa mensagem aos jovens canadianos que participaram no «Canadian National Youth Forum».
“Não deixem o mundo ser arruinado por aqueles que não têm escrúpulos, que apenas pensam em explorá-lo e destruí-lo”, disse no vídeo transmitido este domingo (22 de outubro).
O Papa afirmou que o mundo e a Igreja precisam de “jovens corajosos, que não estão intimidados em frente às dificuldades, que enfrentam as provações” e que mantêm os olhos e corações “abertos à realidade”.
Aos participantes do «Canadian National Youth Forum» explicou que contava com a sua “disposição, compromisso, capacidade de enfrentar desafios importantes” e que arriscam “fazer o futuro, dar passos decisivos no caminho da mudança”.
“Tenho certeza de que seu coração – um coração jovem – não está fechado ao grito de ajuda de tantos que procuram liberdade, trabalho, estudo, uma oportunidade de ter sentido de suas vidas”, referiu.
O Papa convidou a juventude do Canadá a “inundar” os lugares onde vivem com “a alegria e o entusiasmo típicos” da sua idade, a “irradiar o mundo e a história com a alegria que vem do Evangelho”, por terem encontrado Jesus.
“Não deixem a juventude ser roubada de vocês. Não permitam que ninguém diminua e ofusque a luz que Cristo coloca no seu rosto e no seu coração”, acrescentou.
O pontífice argentino na sua mensagem pediu aos jovens que “não levantem muros de divisão, não levantem muros de divisão!”. Mas construam “pontes”: “Como essa extraordinária que atravessam em espírito e que liga as margens de dois oceanos.”
O Papa lembrou as palavras de Jesus à pergunta dos discípulos – “Rabi, onde você mora?” – “venham e vejam” porque Jesus também “virou o Seu olhar” para os jovens. “Queridos jovens, vocês encontraram esse olhar? Já ouviram essa voz? Sentiram esse impulso de levantar e estar a caminho?”, perguntou.
Francisco começou por afirmar que estava “feliz” por passar aquele tempo com os jovens do Canadá e participar naquele encontro. “Existem estas maravilhas da tecnologia que, se usadas positivamente, proporcionam uma oportunidade de encontro e troca impensáveis até recentemente”, realçou ainda sobre o uso positivo da tecnologia.
O «Canadian National Youth Forum» com o tema «Juventude, fé e discernimento vocacional» foi transmitido num programa (90 minutos) da Televisão Católica ‘Sal e Luz’ (Salt and Light TV), no âmbito da próxima assembleia sinodal que se vai realizar em outubro de 2018, em Roma.