O Papa Francisco cumpriu o desejo de Lizzy Myers, ao abençoar e abraçar a menina de cinco anos no final da audiência pública geral desta quarta-feira, na Praça São Pedro.
A norte-americana sofre de síndrome de Usher tipo 2, uma doença genética rara caracterizada pela deficiência auditiva e perda progressiva da visão, que vai acontecer em breve.
Estar com o Papa Francisco era um dos desejos de Lizzy Myers, que ofereceu uma caixa com partes de um meteorito que caiu em Ohio, o estado nos Estados Unidos da América de onde é natural. A acompanhar a criança estavam os pais e a irmã mais nova na audiência pública geral desta quarta-feira.
“Senti uma grande paz interior”, disse a mãe de Lizzy.
Esta história foi divulgada pela imprensa norte-americana, em 2015, quando os pais programaram o que a filha devia ver e ouvir antes de perder completamente a audição e a visão.
No dia do encontro, o Papa na sua conta ‘franciscus’, na rede social Instagram, partilhou um pequeno vídeo deste encontro com a legenda: “Desejo estar o mais perto possível de vós, mas de modo particular de quantos sofrem.”
A Agência Ecclesia revela ainda que o encontro estava previsto para a última quarta-feira de março, mas um atraso nos voos impediu a criança e os seus familiares de viajar até Roma.
Segundo a Rádio Vaticano, o desejo de Lizzy Myers encontrar-se com o Papa originou uma corrente “solidária” entre a Turkish Airlines que ofereceu as passagens de avião, a Appia resort a estadia em Roma e a União Nacional Italiana de Transporte de Doentes a Lourdes e Santuários Internacionais (Unitalsi) a assistência na viagem.
“A história de Lizzy, um sinal neste Jubileu da Misericórdia, aproxima todos ao mundo do sofrimento, atravessada pela esperança cristã”, comentou o presidente de Unitalsi-Roma, Emanuele Trancalini.
(fotografias de www.giornalettismo.com)