A Arquidiocese do Panamá apresentou hoje o papamóvel oficial que o Papa Francisco vai usar durante na visita apostólica entre os dias 23 a 28, pela Jornada Mundial da Juventude.
“É um Ford Ranger XLT, cabine dupla, transmissão automática, com todas as especificações solicitadas pelo Vaticano para manter a segurança e o conforto do Sumo Pontífice”, informa a arquidiocese.
O papamóvel que foi construído no Panamá tem uma escada rolante, uma cadeira giratória 360.°, tapete vermelho, “trilhos para apoio e sustentabilidade do Papa em pé”, e uma janela na parte traseira da cabine principal para Francisco poder comunicar com o motorista.
“Essa experiência foi incrível e uma grande honra; o fato de sermos jovens e fazer isso pela JMJ, mostra que os jovens são muito capazes de fazer grandes coisas”, disse Ana Victoria Aaboada, que com Edwin Chaverra lideraram a equipa de jovens que trabalhou na conceção e montagem do novo papamóvel, divulga a Arquidiocese do Panamá.
Para além do carro construído no Panamá, a Conferência Episcopal Colombiana emprestou o papamóvel que Francisco usou na visita realizada a esse país entre 6 e 11 de setembro de 2017.
Esta é a terceira jornada mundial da juventude presidida pelo Papa argentino, depois de Rio de Janeiro, em 2013, e Cracóvia em 2016.
Francisco vai viajar para a visita apostólica internacional ao Panamá na manhã de 23 de janeiro, do aeroporto de Fiumicino em Roma, e chega ao aeroporto de Tocumen às 16h30 (hora local) depois de quase 13 horas de voo. Segundo o programa divulgado pela Santa Sé, o Papa chega a Roma (aeroporto Ciampino), pelas 11h50 (menos uma hora em Lisboa) de segunda-feira, no próximo dia 28.
[Fotos Arquidiocese do Panamá]