A saudação da voz vinda do céu, a do Anjo Gabriel à jovem de Nazaré: «kaire KeKharitoménê – alegra-te ó cheia de Graça» é o imperativo da alegria e uma palavra de bênção, que acena e prepara para uma grande comunicação, que se tornou realidade em Maria e transformou a sua vida.
É pois, esta absoluta iniciativa de Deus, revelado no mistério da anunciação, que nos infunde a ir ao vosso encontro, e comunicar. Permiti, que eu seja capaz de vos saudar “naquele” tom de encantamento, com que o anjo saudou Maria, para ser portador de uma mensagem de Esperança, que estará presente nesses momentos de palavras, que traduzirão a beleza de gestos, de pessoas, de vontades, de serviços, de sonhos, de expectativas, de Vidas, de Dom… e que partilharemos todos os dias 25 de cada mês, nesta ousadia de rasgar horizontes sendo um veículo de formação/informação criando laços de proximidade e comunhão.
Depois do mistério da anunciação, Maria é a pessoa a quem lhe foi entregue um grande segredo que mudou a sua vida. É um segredo de alegria, mas também de dor, que ela aceitou com humildade, imerso em silenciosa escuta. Ela evangeliza com toda a sua pessoa e confia plenamente Naquele que nela confiou, pois só a confiança pode conduzir ao Amor.
Que, a exemplo de Maria, saibamos sentirmo-nos felizes por este Encontro, e, porque guardiões do “segredo revelado”, saibamos depois comunicar de forma bela “a boa notícia”. Porque ser Cristão é Escutar e… Responder!
Pe. Eduardo Novo
Diretor do DNPJ