A Cáritas Portuguesa e a Cáritas Europa vão apresentar esta terça-feira o relatório «Os Jovens na Europa precisam de um futuro!», com 5 recomendações, às 11h00, no auditório Mário Murteira, no ISCTE-IUL, em Lisboa.
A Cáritas Portuguesa adianta que o relatório aborda as “principais dificuldades” sentidas pelos jovens enquanto estudantes, no emprego e na vida familiar e apresenta recomendações aos decisores políticos.
“A Cáritas permanece atenta à realidade social dos mais jovens, sem esquecer os demais. Este estudo é apenas um contributo para evidenciar a realidade que enfrentamos, mas também a nossa disponibilidade em colaborar para a estabilidade da vida dos jovens portugueses possa ser melhor”, afirma o presidente da Cáritas Portuguesa.
As políticas adotadas nos últimos 10 anos não conseguiram “a quebra de ciclos de pobreza geracional”: “Com um desemprego juvenil de 20,8% (6,1% superior à média da UE) e 14% dos jovens que abandonaram a escola (4% acima da média da UE), um número significativo e de jovens portugueses sente que não tem futuro.”
O novo relatório «Os Jovens na Europa precisam de um futuro!» vai apresentar 5 recomendações onde a instituição católica indica, por exemplo, a necessidade de “promover níveis salariais dignos, prevenir a precariedade laboral, as irregularidades e a evasão fiscal nos contratos laborais”.
A Cáritas Europa alerta também para um “novo tipo de pobreza juvenil” que chama de “SINKIES”, jovens casais trabalhadores que “dificilmente conseguem suportar as suas despesas e que não podem construir uma família”.
“Se a tendência se tornar normal, isso provocará sérias consequências para a coesão social da Europa, modelos sociais e sistemas de proteção social”, analisa o secretário-geral da Cáritas Europa.
Na informação enviada ao DNPJ, a organização informa que a sessão vai ter como oradores o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, pelo secretário-geral da Cáritas Europa, Jorge Nuño Mayer, e Sofia Alves, chefe de representação da Comissão Europeia em Portugal.
O Relatório Caritas CARES «Os Jovens na Europa precisam de um futuro!» vai ser apresentado amanhã (27 de fevereiro), às 11h00, no auditório Mário Murteira, no ISCTE-IUL, (Av. das Forças Armadas 376, 1600-077), em Lisboa.
A sessão de apresentação insere-se na Semana Nacional da Cáritas, que começa hoje, com o tema «Uma só família humana, cuidar da casa comum», até ao dia 4 de março. A partir da próxima quinta-feira (01 de março) é realizado o Peditório Público Nacional e a instituição “apela à participação de todos os portugueses”.
A Cáritas em Portugal é composta por mais de 1400 colaboradores profissionais, cerca de 100 dirigentes e conta com a colaboração regular de cerca de 250 voluntários e mais de 4 mil voluntários ocasionais.