Os prós e contras foram pesados, a mochila congregou apenas o essencial e a vontade de cortar com a rotina e sentir Deus de novas formas levaram ao caminho.
O caminho português de S. Tiago foi já percorrido por milhares de pessoas, católicas ou não, a pé, de bicicleta ou a cavalo. Cada pessoa que foi, conta uma experiência diferente…
No caminho propõe-se paisagens várias, Deus dá a oportunidade de ser contemplado no verde da paisagem, na água corrente dos riachos, no silêncio ou no diálogo com outros.
“O caminho faz-se caminhando” é já uma frase conhecida, mas que aqui se adequa na perfeição. Os passos são mais fáceis ao nascer do dia, tornam-se pesados e vagarosos no calor e bem marcados ao ritmo dos pingos de chuva. O coração, esse, a cada pulsação, a cada passo encontrava novos motivos para se abrir aos outros.
Escolhemos com quem iniciamos o caminho mas não quem encontramos, ou nos cruzamos, ou com quem chegamos a Santiago de Compostela.
Fazemos o mesmo caminho, por estrada ou terra, por pedras, pedrinhas ou pontes, a subir ou a descer… Com mais ou menos dificuldade, com mais ou menos bolhas, dores ou vontade, ao serviço ou aprendendo a servir.
Este caminho desafia a uma peregrinação diferente! Convida a ir com nada ou muito pouco, para poder contemplar, silenciar e “escutar o caminho”. Comparo este caminho à própria Vida! É ali que o peregrino aprende a viver, rir e chorar, encontrar e desencontrar, praticar afectos, superar dificuldades e frustrações, em suma, aprende a observar a beleza do caminho da vida do lado de fora.
E na chegada… Olha-se a majestosa Catedral, pára-se junto aos restos mortais do apóstolo (que se acredita estarem ali) e abraça-se a grandiosa imagem de São Tiago.
É neste abraço de agradecimento e compromisso que o caminho continua… Ali, o cansaço transforma-se em vontade de abraçar missão, as lágrimas são sorrisos e as dores convertem-se em passado!
É neste abraço que se abraça a Humanidade e tudo parece ser tão fácil após os kms percorridos.
Tal como há mais de 2000 anos São Tiago soube seguir Jesus Cristo também naquele abraço é sentida a força para continuar o caminho: a aproximação à fé ou a descoberta do verdadeiro Amor que Deus nutre por cada Homem.
Para quem já fez o caminho, já sabe, o caminho prossegue!
Para quem tem o sonho ou desejo de fazer uma peregrinação ou simplesmente sente saudades de Deus, o caminho é a proposta! Bon Camiño!