O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura propõe o tema ‘Out of the box: A relação dos jovens com a Cultura’ para a sua jornada anual, no próximo sábado, dia 3 de junho, na Casa “Domus Carmeli”, em Fátima.
A 13.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura começa às 10h00 com o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves, e o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, José Carlos Seabra Pereira.
A conferência de abertura é da responsabilidade do padre Jesuíta Carlos Carneiro, diretor do Centro Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loiola, a partir das 10h15.
Uma hora depois o primeiro painel é composto pela partilha da realidade das Dioceses de Angra (padre Ricardo Tavares), Aveiro (Fernando José Cassola Marques) e Bragança-Miranda (Fátima Pimparel).
Segundo o programa a tarde do dia 3 de junho começa com às 14h30 com um momento musical. A partir das 15h00, o segundo painel reúne Manuel Pinto (Professor catedrático da Universidade do Minho, Instituto de Ciências Sociais), Maria Helena Vieira (Investigadora da Universidade do Minho, Instituto de Educação) e a moderação do jornalista Joaquim Franco.
Após cada painel há um momento de debate/diálogo – 12h15 e 15h45-, “se possível também com ideias realistas e ao mesmo tempo ‘out of the box’”, informa a organização.
A inscrição pode ser online ou presencial no próprio dia (até às 10h00) e é formalizada com o pagamento de 10€ por pessoa se optar por almoço mas o encontro é gratuito sem a opção do almoço.
As desistências têm de ser comunicadas ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, até 31 de maio, com um email para snpcultura@gmail.com.
O tema da Jornada Nacional da Pastoral da Cultura 2017 – ‘Out of the box: A relação dos jovens com a Cultura’ – foi escolhido no âmbito da assembleia geral do Sínodo dos Bispos que vai refletir sobre ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, em outubro de 2018.
Segundo a organização, a iniciativa para os agentes da Pastoral da Cultura está aberto à comunidade, em concreto, os professores, educadores e responsáveis da pastoral juvenil em Portugal.
O encontro vai terminar a entrega do prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes ao encenador/ator Luís Miguel Cintra, a partir das 16h30.