«Cristo Vive» é divulgada a 2 de abril

O Papa Francisco assinou hoje a carta aos jovens, a nova Exortação Apostólica pós-sinodal intitulada «Cristo Vive», após a Eucaristia no Santuário mariano do Loreto, em Itália.

“Maria é o modelo de toda vocação e a inspiradora de toda pastoral vocacional: os jovens que estão em busca e se interrogam sobre seu futuro, podem encontrar em Maria Aquela que os ajuda a discernir o projeto de Deus sobre si mesmos e a força para aderir a ele”, disse no seu discurso.

O Papa assinou a nova Exortação Apostólica pós-sinodal «Cristo Vive» no altar do Santuário mariano do Loreto. Com a forma de Carta aos Jovens, «Cristo Vive» vai ser divulgada na próxima semana, dia 2 de abril.

Francisco explicou que a preocupação do novo documento é ajudar as novas gerações no processo de “escuta da palavra-projeto de Deus”, discernimento e decisão, abrangendo todos as áreas da pastoral da Igreja – juvenil, vocacional e familiar.

“A experiência doméstica da Virgem Santa indica que a família e os jovens não podem ser dois setores paralelos da pastoral das nossas comunidades, mas devem caminhar juntos, porque muitas vezes os jovens são aquilo que uma família lhes deu, no período de crescimento”, desenvolveu.

O Papa quer jovens “prontos e disponíveis” para responder a Deus reconhecendo-o “num nível mais profundo, onde atuam as forças morais e espirituais”.

“Aqui, a Virgem Maria, a jovem plena de graça, continua a falar às novas gerações, acompanhando cada um na busca da sua própria vocação. Por isso, quis assinar aqui a exortação apostólica, fruto do Sínodo dedicado aos jovens, que se intitula ‘Christus vivit – Cristo vive’”, explicou em Loreto.

O documento é resultado do Sínodo dos Bispos que teve como tema «Os jovens, fé e discernimento vocacional», entre 3 e 28 de outubro de 2018, e realizou-se no Vaticano.

Francisco incentivou os Franciscanos Capuchinhos, que estão no santuário mariano italiano, a manterem as portas abertas “no final da tarde e no início da noite”, quando houver jovens a “rezar e a discernir a sua vocação”.

“Na delicada situação do mundo de hoje, a família fundada no casamento entre um homem e uma mulher assume uma importância e uma missão essenciais. É necessário redescobrir o plano traçado por Deus para a família, reafirmar a sua grandeza e papel insubstituível ao serviço da vida e da sociedade”.

Segundo a tradição, o Santuário do Loreto acolhe a Santa Casa de Nossa Senhora que foi trasladada da Terra Santa, no século XV.

Na província italiana de Ancona, no dia da Anunciação, que se assinala a 25 de março, faltam 9 meses para o Natal, o Papa Francisco visitou o Centro Juvenil João Paulo II.

[Informação com síte da Santa Sé, Agência Ecclesia e Vatican News;  atualizada às 22h00]

Share
Share