O Papa Francisco convocou um momento de oração onde vai recitar o Pai-Nosso para invocar o fim da pandemia do Covid-19, na Solenidade da Anunciação do Senhor, quarta-feira, dia 25, às 12h00 (menos 1h em Lisboa).

E no mesmo dia à tarde, as dioceses portuguesas e espanholas unem-se na Oração do Rosário e Consagração dos dois países, a partir das às 18h30 (mais uma hora em Madrid).

“Nestes dias de provação, enquanto a humanidade estremece com a ameaça da pandemia, gostaria de propor a todos os cristãos que unam as suas vozes para o Céu. Convido todos os chefes das Igrejas e os líderes de todas as comunidades, cristãs, juntamente com todos os cristãos das várias confissões, a invocar o Deus Altíssimo, Todo-Poderoso, enquanto recitam simultaneamente a oração que Jesus, Nosso Senhor, nos ensinou”, disse o Papa Francisco, na Biblioteca Apostólica do Vaticano, este domingo.

 

Oração do Rosário e Consagração de Portugal

A Conferência Episcopal Portuguesa informou que esta quarta-feira “todas as dioceses” vão estar “unidas na oração do Rosário” pelas intenções de todo o mundo e em particular de Portugal, “nesta situação dramática que estamos a passar devido ao coronavírus Covid-19”.

“A oração do Rosário, transmitida por várias plataformas digitais de rádio e televisão, terá início às 18.30 horas na Basílica de Nossa Senhora do Rosário do Santuário de Fátima e será presidida pelo Cardeal António Marto, Bispo de Leiria-Fátima e Vice-Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

A seguir à oração, o Cardeal António Marto fará a renovação da consagração de Portugal ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. A partir das nossas casas procuremos estar em sintonia espiritual nesta oração do Rosário e consagração de Portugal”, explicou a CEP em comunicado.

A Igreja Católica em Espanha também vai unir-se a este momento de oração e a consagração será de toda a Península Ibérica.

Esta oração e consagração é transmitida pela Rádio Renascença, RTP Memória, Canção Nova, pelo Santuário de Fátima e pela Agência Ecclesia. Em Espanha pela cadeia de rádio COPE e pela 13TV.

 

Oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, bênção Urbi et Orbi e uma indulgência plenária

Na sexta-feira, dia 27, o Papa Francisco preside a uma oração no adro da Basílica de São Pedro, “com a Praça vazia”, às 18h00 (menos uma em Lisboa), também para invocar o fim da pandemia do Covid-19.

“Desde já, convido todos a participar espiritualmente através dos meios de comunicação. Ouviremos a Palavra de Deus, elevaremos a nossa súplica, adoraremos o Santíssimo Sacramento, com o qual no final darei a bênção Urbi et Orbi [à cidade (de Roma) e ao mundo], à qual estará ligada a possibilidade de receber a indulgência plenária”, disse Francisco este domingo.

 

 

[Informação atualizada 25 de março]

Share
Share