O Papa Francisco anunciou hoje que a 15.ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos vai refletir sobre o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’ vai estar em reflexão, em outubro de 2018.
“O tema, expressão da solicitude pastoral da Igreja para com os jovens, está em continuidade com o que emergiu nas recentes assembleias sinodais sobre a família e com o conteúdo da exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia”, explica o comunicado publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
A Santa Sé destaca, no comunicado publicado hoje, que o objetivo do Sínodo dos Bispos em 2018 é “acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade, para que, através de um processo de discernimento, possam descobrir o seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, participando ativamente da edificação da Igreja e da sociedade”.
O tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’ foi escolhido pelo Papa depois de consultar as Conferências Episcopais, as Igrejas Orientais Católicas e a União dos Superiores Gerais, a partir também das sugestões dos participantes na última assembleia sinodal e o parecer do XIV Conselho Ordinário do Sínodo dos Bispos.
De recordar que o Papa Francisco já dedicou reuniu os bispos para falarem sobre as questões da família e do matrimónio, duas assembleias em 2014 e 2015, que concluiu na Exortação Apostólica pós-sinodal ‘A Alegria do Amor’.
O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.