O Papa Francisco “nestes agitados tempos” convida à “escuta, discernimento e vida» na mensagem para o Dia Mundial das Vocações 2018, que vai ser celebrado a 22 de abril.

“Estes três aspetos servem de moldura também ao início da missão de Jesus: passados os quarenta dias de oração e luta no deserto, visita a sua sinagoga de Nazaré e, aqui, põe-Se à escuta da Palavra, discerne o conteúdo da missão que o Pai Lhe confia e anuncia que veio realizá-la «hoje»”, explica o Papa na mensagem divulgada hoje pela Santa Sé.

Sobre «escutar» assinalou que não se pode descobrir a chamada especial e pessoal que Deus pensou se cada um ficar fechado em si: “Nos nossos hábitos e na apatia de quem desperdiça a sua vida no círculo restrito do próprio eu.”

“Hoje este comportamento vai-se tornando cada vez mais difícil, imersos como estamos numa sociedade rumorosa, na abundância frenética de estímulos e informações que enchem a nossa jornada”, alerta Francisco.

No segundo ponto – «discernir», o Papa refere que cada um “só pode descobrir a sua própria vocação através do discernimento espiritual”, destacando a necessidade de “superar as tentações da ideologia e do fatalismo”.

“O Senhor continua hoje a chamar para O seguir. Não temos de esperar que sejamos perfeitos para dar como resposta o nosso generoso «eis-me aqui»”, realça em «viver».

Francisco recorda que o mistério da Encarnação lembra que “Deus não cessa jamais de vir ao encontro” de cada pessoa: “É Deus connosco, acompanha-nos ao longo das estradas por vezes poeirentas da nossa vida e, sabendo da nossa pungente nostalgia de amor e felicidade, chama-nos à alegria.”

O 55.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações vai ser celebrado a 22 de abril de 2018, o quarto Domingo de Páscoa, e a mensagem do pontífice argentino tem como título «Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor».

O Papa Francisco realça também que entre 04 e 23 de outubro realiza-se a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que é dedicada aos jovens e vai haver a oportunidade de “aprofundar como, no centro da vida, está a chamada à alegria que Deus dirige” a cada um.

[Foto: Acidigital – Papa Francisco no Bangladesh, ordenação de 16 sacerdotes]

Share
Share