O Vaticano divulgou hoje o programa oficial da visita do Papa Francisco a Portugal nos dias 12 e 13 de maio, para a celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria.
A sala de imprensa da Santa Sé publicou hoje o programa da viagem de Francisco ao Santuário de Fátima que vai começar às 14h00 de Roma (menos uma em Lisboa), quando parte do aeroporto de Fiumicino. Depois está previsto que o voo papal aterre na Base Aérea de Monte Real às 16h20 locais.
‘Com Maria, peregrino na esperança e na Paz’ é o lema da visita do Papa que visita Portugal, mais concretamente o Santuário de Fátima como peregrino.
A cerimónia de boas-vindas é às 16h35 e está previsto um encontro privado com o presidente da República Portuguesa. Marcelo Rebelo de Sousa já esteve com Francisco a 17 de março de 2016 no Vaticano.
O pontífice argentino é o terceiro Papa a usar o aeroporto da Base Aérea de Monte Real e vai rezar na Capela de Nossa Senhora do Ar, às 16h55, como também fizeram os Papas Paulo VI e São João Paulo II, respetivamente em 1967 e 1991.
Às 17h15, Francisco vai para Fátima de helicóptero e vai aterrar no estádio municipal passado 20 minutos e o trajeto para o santuário é em viatura aberta.
Segundo o programa divulgado hoje o primeiro momento da agenda na Cova da Iria marcado para às 18h15 é a visita à Capelinha das Aparições para um momento de oração.
O Papa Francisco recolhe depois à Casa de Nossa Senhora do Carmo, que já acolheu os Papas São João Paulo II e Bento XVI e vai saudar os peregrinos na bênção das velas, pelas 21h30, na Capelinha das Aparições, antes da recitação do Rosário.
13 de maio 2017
O novo dia do Papa, o sábado, começa com um encontro com o primeiro-ministro português às 09h10, na Casa de Nossa Senhora do Carmo.
A conversa com António Costa dura 30 minutos e pelas 09h40 o pontífice vai visitar a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima onde estão sepultados os Pastorinhos de Fátima.
O Papa Francisco vai proferir a sua única homilia em Fátima e dirigir uma saudação aos doentes na Eucaristia da peregrinação internacional aniversária de maio, com início previsto para as 10h00, no recinto de oração do santuário.
Quatro é o número de intervenções previstas do Papa, na Cova da Iria, revelou hoje o Vaticano. Do programa consta também um almoço com os bispos de Portugal após a Missa, e começa às 12h30 na casa que acolhe Francisco, Nossa Senhora do Carmo.
A cerimónia de despedida é às 14h45 Base Aérea de Monte Real e o voo papal levanta às 15h00. Francisco vai passar 22 horas e 40 minutos em território nacional e chega ao Aeroporto de Roma/Ciampino, às 19h05 locais (menos uma hora em Lisboa).
O pontífice argentino é o quarto a visitar Portugal, depois do Papa Paulo VI em 1967; São João Paulo II foram três vezes – 1982, 1991 e 2000 – e o Papa emérito Bento XVI visitou em 2010.
De Roma também vir na comitiva papal os dois cardeais portugueses vivem no Vaticano – D. José Saraiva Martins (85 anos) e D. Manuel Monteiro de Castro (78), respetivamente prefeito emérito da Congregação para a Causa dos Santos e penitenciário-mor emérito do Supremo Tribunal da Penitenciaria Apostólica.
De recordar que o Papa Francisco recebeu solenemente a imagem original de Nossa Senhora de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições, a 12 de outubro de 2013 no Vaticano, e depositou um rosário a seus pés como oferta pessoal.