O Papa Francisco enviou uma mensagem à Federação Portuguesa pela Vida (FPV) que organiza a ‘Caminhada pela Vida’ 2017, com o tema «Sempre Pela Vida», que este ano para além de Lisboa realiza-se também em Aveiro e no Porto, a 4 de novembro.

“O Papa Francisco envia a sua saudação aos participantes na iniciativa, nascida da consciência cristã nacional moralmente sensível à promoção e defesa da vida, contra a cultura do descarte, guiada por uma lógica económica que exclui e por vezes mata”, lê-se na mensagem assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, encaminhada pela Nunciatura Apostólica em Lisboa à organização da caminhada.

Alguns jovens universitários explicam a importância de ir à Caminhada pela Vida e de dar testemunho público, incluindo perante os que têm responsabilidade política, que existe um Povo que exige da Lei respeito pela Vida Humana!Não deixemos que o Estado decida que existem vidas que podem ser descartadas! Toda a Vida Tem Dignidade, independentemente da sua condição e circunstância, e cabe a cada um de nós assegurar a sua protecção!No dia 4 seremos muitos, SEMPRE PELA VIDA!

Publicado por Caminhada Pela Vida. em Quinta-feira, 26 de Outubro de 2017

 

Em Aveiro, a caminhada arranca pelas 16h00, no Cais da Fonte Nova. Os participantes são convidados a levar donativos para apoiar a ADAV Aveiro – Associação de Defesa e Apoio da Vida, uma IPSS de iniciativa de cidadãos que, desde 2000, ajuda jovens mães, bebés e famílias.

O bispo de Aveiro numa nota informa que a ADAV-Aveiro apoiou 242 grávidas, 14 menores de idade, e 553 famílias com filhos até 3 anos, entre 2010 e 2017.

“Nesta caminhada como na caminhada da vida, ninguém deve ser deixado para trás. Todos merecem o cuidado, conforto e acompanhamento dos outros. Fazermo-nos próximos é um dever de todo o cristão a quem, por isso, convoco para esta iniciativa que se propõe fins tão nobres”, escreve D. António Moiteiro.

Na capital portuguesa, a iniciativa começa no Largo Camões, pelas 15h00, e termina em frente a Assembleia da República.

O cardeal-patriarca de Lisboa manifestou o seu apoio com um apelo “forte e comprometido” pela participação na iniciativa: “Que os seus promotores sejam acompanhados por muitas outras pessoas, que estão com eles nesta mesma caminhada,”

“A vida é um caminho, como sabemos, é um caminho da conceção à morte natural, que tem de ser acompanhado em todas as suas etapas, mas acompanhado verdadeiramente, pela convicção, pela ação e pela solidariedade de nós todos”, disse D. Manuel Clemente, num vídeo divulgado pelo Patriarcado.

Na Diocese do Porto a caminhada começa às 15h00 e parte do Largo da Sé.

A Caminhada pela Vida teve origem nas campanhas para os referendos sobre o aborto de 1998 e 2007 e foi retomada de modo anual a partir de 2012.

Na informação enviada ao DNPJ, António Pinheiro Torres, da Federação Portuguesa pela Vida, explica que “isto diz respeito a todos” os cristãos: “Nós vivemos no mundo e vivendo no mundo somos chamados a pronunciar-nos sobre aquilo que se passa no mundo. Estão convocados para a Caminhada pela Vida do próximo dia 4 de Novembro.”

A Caminhada pela vida 2017 com o tema «Sempre Pela Vida» quer afirmar publicamente que “as leis que atacam a vida, longe de serem solução para qualquer problema, criam apenas mais injustiça, mais violência e mais dor”.

Mensagem Papa Francisco – Caminhada pela vida 2017

 

Share
Share