O Papa Francisco marcou hoje o encerramento do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima com uma mensagem- videio transmitida no final da Eucaristia da peregrinação aniversária de 13 de outubro
“Queridos Irmãos, neste dia em que celebrais o encerramento do Centenário das Aparições da Santíssima Virgem em Fátima, quero enviar-vos a minha bênção e a minha saudação”, começou por dizer na mensagem transmitida nos ecrãs gigantes no recinto de oração.
Depois Francisco recordou a sua peregrinação ao santuário mariano nos dias 12 e 13 de maio: “Trago ainda no meu coração a memória da viagem e as bênçãos que a Virgem me quis dar e dar à Igreja nesse dia. Nunca tenhais medo, Deus é muito melhor do que todas as nossas misérias; e gosta muito de nós.”
“Ide em frente. E nunca vos afasteis da Mãe. Como uma criança que está junto a sua mãe e se sente segura, assim também nós ao lado da Virgem nos sentimos muito seguros. Ela é a nossa garantia”, desenvolveu o pontífice argentino.
Neste contexto, o Papa deu um conselho a todos os peregrinos presentes em Fátima e que acompanhavam a transmissão pelos meios de comunicação social: “Nunca deixeis o Rosário; Nunca deixeis o Rosário, rezai o Rosário, como Ela o pediu.”
No final da mensagem que foi uma surpresa para quem acompanhava a celebração, Francisco pediu que “rezem” por ele.
Mensagem do Papa Francisco 13 de outubro 2017
Papa Francisco envia mensagem de vídeo aos Peregrinos que se encontram no Santuário de Fátima.#fatima #portugal #centenario
Publicado por Santuário de Fátima em Sexta-feira, 13 de Outubro de 2017
O Papa também já tinha assinalado a peregrinação internacional aniversária na rede social Twitter, na conta @Pontifex_pt.
E na rede social de fotografias e vídeos Instagram, na conta «franciscus» onde partilhou uma foto da sua passagem pelo santuário mariano com a legenda: «Com o olhar dirigido a Nossa Senhora de Fátima, exorto todos a rezar o Santo Rosário pela paz no mundo. Todos podem ser artesãos da paz.»
O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, que presidiu às celebrações de 12 e 13 de outubro agradeceu a mensagem e explicou que o vídeo do pontífice foi gravado na audiência privada concedida a 30 de setembro.
A peregrinação internacional aniversária teve como tema «Maria, Estrela da Evangelização» e recorda 100 anos depois o «Milagre do Sol».