Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, «agradeceu o gesto papal»
O Papa Francisco enviou hoje um telegrama ao presidente da República e ao povo português quando sobrevoou Portugal continental e a ilha de Santa Maria, no Arquipélago dos Açores, a caminho do Panamá, onde vai participar na Jornada Mundial da Juventude 2019.
“Confiando a nação ao cuidado do Deus Todo-poderoso e invoco, de coração, as bênçãos de alegria e de paz sobre o povo de Portugal”, escreveu o Papa na mensagem divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.
“Apresento os melhores desejos e a garantia das minhas orações no momento em que a minha visita apostólica ao Panamá me leva a passar pelo espaço aéreo português.”
O presidente da República respondeu ao Papa Francisco e na sua mensagem “agradeceu, em nome do Povo português e no seu, o gesto papal”.
O site da Presidência da República informa ainda que Marcelo Rebelo de Sousa “sublinhou” também que as 34.ª Jornadas Mundiais da Juventude “permitirão divulgar os valores da paz, da solidariedade e da justiça social, revestindo-se assim de um significado e alcance globais”.
Estou partindo para a Jornada Mundial da Juventude no Panamá. Peço a vocês que rezem por este evento tão lindo e importante no caminho da Igreja.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) January 23, 2019
Até chegar ao destino da 26.ª viagem internacional o Papa Francisco vai fazer 9500 quilómetros em 13 horas de voo, chegando ao aeroporto internacional de Tocumen está prevista às 16h30 locais [pelas 21h30 de Lisboa – + cinco horas].
A cerimónia de boas-vindas ao Papa com os peregrinos da 34.ª JMJ é esta quinta-feira, pelas 17h30, no Campo Santa Maria la Antígua.
Sexta-feira, Francisco está com jovens reclusos do Centro Correcional de Menores Las Garças de Pacora onde preside a uma celebração penitencial. Depois, a Via-Sacra da JMJ é pelas 17h30, também no Campo Santa Marta la Antígua.
No sábado, a tradicional peregrinação leva os peregrinos até ao Campo São João Paulo II para a vigília de oração, que começa às 18h30 locais, e a Jornada Mundial da Juventude 2019 termina no domingo dia 27, com a Eucaristia final de envio e o anúncio de quem recebe a próxima edição da JMJ.
Ainda no domingo, antes de regressar a Roma, Francisco encontra-se com os voluntários da JMJ, às 16h30 (+ cinco horas em Portugal continental), no Estádio Rommel Fernández.
O Papa Francisco vai presidir à sua terceira Jornada Mundial da Juventude, depois do Rio de Janeiro no Brasil (2013), e de Cracóvia na Polónia (2016).