O Papa Francisco vai dar início à campanha da ‘Caritas Internationalis’ «Shared the Journey» – «Partilhar a viagem», de sensibilização ao acolhimento e integração de migrantes, na audiência geral de 27 de setembro, no Vaticano. Em Portugal a campanha começa no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

Cardeal Luis Tagle com refugiados Foto: Rádio Vaticano

“Procuremos, através do conhecimento, dissipar o medo das pessoas e ajudá-las a entender porque muitas pessoas estão a abandonar as suas casas nesta conjuntura histórica”, escreveu o presidente da ‘Caritas Internationalis’ sobre a iniciativa mundial com a duração de dois anos.

“Através da cultura do encontro encontraremos o caminho para a paz”, observa o cardeal filipino Luis Tagle, na carta dirigida aos organismos caritativos católicos, paroquiais, diocesanos e nacionais sobre a campanha.

«Shared the Journey» – «Partilhar a viagem» é uma campanha que quer promover a cultura do encontro pela partilha do caminho de migrantes e refugiados.

O Papa Francisco vai dar início à campanha na audiência geral pública de 27 de setembro, na presença de fiéis e turistas no Vaticano.

Em nota enviada ao Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, o presidente da Cáritas Portuguesa convida a «partilhar a viagem» para “construir uma família humana mais forte e promover a «cultura do encontro»”.

A instituição vai apresentar a campanha também no dia 27 de setembro, no auditório do Padrão dos Descobrimentos em Belém, no Patriarcado de Lisboa. A abertura e apresentação é da responsabilidade de Eugénio Fonseca, a partir das 10h30.

Às 11h00, a Cáritas Portuguesa junta o selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, e o escritor e contador de histórias, Rodolfo Castro, numa conversa a partir do tema da campanha, com moderação da jornalista Alice Vilaça.

 

Sobre iniciativa mundial o secretário-geral da ‘Caritas Internationalis’ afirmou que “o tema dos migrantes é prioritário” porque a migração “é um fenómeno global” e “muito sensível, trata-se de pessoas, não de coisas”.

“Em quase todos os países do planeta existem pessoas que se deslocam por causa dos desastres naturais, por causa da violência, da guerra. As pessoas se movimentam dentro e fora do país […] É uma questão viva. Então, pensamos que para além das questões políticas, é importante convidar todos a ter um olhar diferente em relação a estas pessoas”, explicou Michel Roy à Rádio Vaticano.

O objetivo de «Shared the Journey» é fazer que em cada comunidade as pessoas “deem, em nível individual ou coletivo, um passo em relação ao outro, o migrante”.

“Não falamos de refugiados ou migrantes económicos. Falamos de pessoas, para que este contato, esta experiência que fazemos também com todos os pobres, ajude a mudar o olhar, o coração, a mente, a entender que por trás desta pessoa existe uma história de sofrimento”, desenvolveu Michel Roy, realçando que o Papa Francisco “convidará todos a dar um passo em frente com os migrantes”, no dia 27 de setembro.

Share
Share