O Papa Francisco assinou hoje a carta apostólica «Admirabile Signum» (sinal admirável), sobre o significado e valor do Presépio, no Santuário Franciscano de Greccio, na Itália, onde foi representada pela primeira vez a Natividade, em 1223.
“O SINAL ADMIRÁVEL do Presépio, muito amado pelo povo cristão, não cessa de suscitar maravilha e enlevo. Representar o acontecimento da natividade de Jesus equivale a anunciar, com simplicidade e alegria, o mistério da encarnação do Filho de Deus”, começa por explicar o Papa.
No documento publicado no primeiro domingo do Advento, tempo litúrgico de preparação para o Natal no calendário católico, Francisco explica que “o Presépio é como um Evangelho vivo que transvaza das páginas da Sagrada Escritura”.
“Ao mesmo tempo que contemplamos a representação do Natal, somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho, atraídos pela humildade d’Aquele que Se fez homem a fim de Se encontrar com todo o homem, e a descobrir que nos ama tanto, que Se uniu a nós para podermos, também nós, unir-nos a Ele”
Em Greccio, São Francisco de Assis fez a primeira representação do nascimento de Jesus, um presépio vivo, em 1223.
“Com esta Carta, quero apoiar a tradição bonita das nossas famílias prepararem o Presépio, nos dias que antecedem o Natal, e também o costume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças…”
[…]
“Queridos irmãos e irmãs, o Presépio faz parte do suave e exigente processo de transmissão da fé. A partir da infância e, depois, em cada idade da vida, educa-nos para contemplar Jesus, sentir o amor de Deus por nós, sentir e acreditar que Deus está connosco e nós estamos com Ele, todos filhos e irmãos graças àquele Menino Filho de Deus e da Virgem Maria. E educa para sentir que nisto está a felicidade. Na escola de São Francisco, abramos o coração a esta graça simples, deixemos que do encanto nasça uma prece humilde: o nosso «obrigado» a Deus, que tudo quis partilhar connosco para nunca nos deixar sozinhos.”
Carta apostólica «Admirabile Signum», sobre o significado e valor do Presépio
[Informação e fotografias do site Santa Sé]