O Papa Francisco anunciou hoje no Vaticano que vai presidir à canonização de Francisco e Jacinta Marto em Fátima, no dia 13 de maio, na cerimónia do Centenário das Aparições na Cova da Iria.

A decisão do local e da data da canonização dos dois pastorinhos foi tomada e anunciada hoje em latim pelo pontífice argentino num Consistório Público, reunião formal de cardeais, realizada no Palácio Apostólico do Vaticano.

Os dois irmãos Francisco e Jacinta Marto vão tornar-se nos mais jovens santos não-mártires da história da Igreja Católica. A canonização acontece após a aprovação, a 23 de março, de um milagre atribuído a Francisco e Jacinta, última etapa do processo, iniciado há 65 anos.

Em comunicado o Santuário de Fátima destaca que “volta assim a ser o palco de uma cerimónia no processo de canonização de Francisco e Jacinta, depois de, a 13 de maio de 2000, João Paulo II ter presidido ali à beatificação dos dois videntes”.

“Que esta canonização tenha lugar em Fátima torna-a, para nós, muito especial: porque é este Santuário que custodia as suas relíquias; é neste Santuário que estão os seus túmulos; muito especial porque escolher Fátima para este ato solene da Igreja universal é reconhecer a importância mundial de Fátima e é igualmente reconhecer Fátima como verdadeira «escola de santidade»”, assinalou o reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas.

 

“[…] É também significativo que esta graça seja concedida ao mundo inteiro no centenário das Aparições. De facto, com a peregrinação do Santo Padre a Fátima e a canonização dos Pastorinhos podemos dizer que a celebração do centenário atinge todo o seu esplendor”, destacou o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.

No processo de Francisco e Jacinta Marto, foi aceite como milagre a cura de uma criança no Brasil, considerada inexplicável à luz da ciência atual.

A página brasileira da Rádio Vaticano reproduz um artigo da vaticanista Stefania Falasca, do jornal católico italiano ‘Avvenire’, que adianta que a criança estava em casa do avô, brincando com uma irmã, quando caiu por acidente de uma janela, de cerca sete metros de altura, “sofrendo um grave traumatismo crânio-encefálico, com a perda de material encefálico”. “Milagrosamente, após três dias, a criança recebeu alta, não sendo constatado qualquer dano neurológico ou cognitivo”, acrescenta a informação que foi divulgada pela Agência Ecclesia.

A decisão da comissão de peritos ou científica sobre a aceitação do milagre foi posteriormente analisada por uma comissão de teólogos, que recomendou a aceitação à Congregação para a Causa dos Santos. A canonização é a confirmação, por parte da Igreja Católica, de que alguém é digno de culto público universal, podendo ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

Foto: Casa das Candeias

O decreto saído da Congregação, declarando santos os dois beatos, foi então submetido à aprovação do Papa.

O Santuário de Fátima explicou a simbologia dos relicários em que vão ser transportados um fragmento de osso de Francisco e uma madeixa de cabelo de Jacinta. Têm a forma de candeia e vão ser transportados “em procissão junto ao andor da Senhora do Rosário” e colocados junto ao altar.

“Os relicários serão transportados sob um véu branco que leva, ao centro, uma cruz feita de fragmentos da veste branca usada no Batismo pelos que serão agora proclamados santos”

A 13 de maio, o pontífice argentino vai presidir à canonização de Francisco e Jacinta Marto, a primeira cerimónia do género em Portugal. No rito o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto acompanhado pela postuladora da causa, a irmã Ângela Coelho, pede em três momentos sucessivos que os beatos sejam inscritos no “álbum dos Santos”.

Foto: Fatima.pt

“Em honra da Santíssima Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e a nossa, após ter longamente refletido, invocado várias vezes o auxílio divino e escutado o parecer dos nossos irmãos no episcopado, declaramos e definimos como Santos os Beatos Francisco e Jacinta Marto, inscrevemo-los no Álbum dos Santos e estabelecemos que em toda a Igreja eles sejam devotamente honrados entre os Santos”, refere a fórmula de canonização, a ser proferida pelo Papa.

O processo de canonização de Francisco e Jacinta Marto começou a 30 de abril de 1952, por iniciativa do então bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, com a abertura da fase diocesana.

Francisco e Jacinta nasceram em Aljustrel, na freguesia de Fátima, o primeiro a 11 de junho de 1908 e a irmã a 11de março de 1910. Com tenra idade começaram a trabalhar no pastoreio do rebanho dos pais na zona da Cova da Iria onde com a prima (irmã) Lúcia testemunharam seis aparições de Nossa Senhora, num período entre maio e outubro de 1917.

Os futuros santos estão sepultados na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima: Francisco Marto faleceu a 4 de abril de 1919 em Aljustrel, com 10 anos, vítima de um surto de gripe pneumónica; Jacinta Marto morreu a 20 de fevereiro de 1920, com 9 anos, no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, onde estava internada com a mesma doença.

A festa litúrgica de Francisco e Jacinta Marto ocorre a 20 de fevereiro, dia da morte de Jacinta.

“Que o exemplo de vida de Francisco e Jacinta Marto, agora apresentados a toda a Igreja como modelos e intercessores da santidade, contribua para intensificarmos a vivência da mensagem que Nossa Senhora do Rosário nos ofereceu em Fátima”, escreveu o porta-voz e secretário da Conferência Episcopal Portuguesa.

A Agência Ecclesia informa que as celebrações de canonização normalmente acontecem na Praça de São Pedro. Francisco já presidiu a oito cerimónias desta desde 2013, mas o atual pontífice já canonizou também dois sacerdotes em viagens ao estrangeiro: São José Vaz (14 de janeiro de 2015, Sri Lanka) e São Junípero Serra (23 de setembro de 2015, Estados Unidos da América).

“O presidente da República saúda e felicita a comunidade católica, crente em Fátima, pela decisão de canonização de Jacinta e Francisco Marto, que, certamente, conhecerá na próxima visita do Papa Francisco o culminar de um longo processo eclesiástico”, lê-se no siteda Presidência da República.

Biografia abreviada da causa de canonização
Cronologia de Francisco e Jacinta Marto
Biografia de Francisco e Jacinta Marto
Simbologia dos relicários

Share
Share