“Acompanhar a resposta ao chamamento de Deus” é o tema da reunião do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) que congrega bispos e delegados nacionais da pastoral universitária e da pastoral juvenil para preparem o ‘Symposium 2017’, entre 27 e 29 de abril, em Szeged, na Hungria.

Portugal está representado por D. Joaquim Mendes, vogal da Comissão Episcopal do Laicado e Família, pelo diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, o padre Eduardo Novo, e pelo coordenador do Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior, o padre Eduardo Duque.

Hungria2016 (2)A reunião anual dos bispos e delegados nacionais da pastoral universitária que integra a pastoral juvenil realiza-se no contexto da preparação do ‘Symposium 2017’, onde vão ser debatidos “os desafios que estes setores representam atualmente para a Igreja Católica”, em abril de 2017, em Barcelona.

“Muitas vezes achamos que não temos a linguagem e o método apropriado para falar com a geração mais jovem”, observa o presidente da Comissão Catequese, Escola, Universidade do CCEE.

Contudo, D. Marek Jędraszewski arcebispo de Łódź, explica que “apenas” se forem “capazes de entrar numa dinâmica de comunicação” com os jovens vão ser capazes de “fazê-los partilhar a mensagem de Cristo”.

O presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) começa a reunião com o tema ‘A catequese, escolas e universidades’, a partir das 15h00 locais esta quarta-feira, dia 27. É um momento público no auditório “Klebelsberg”, no Instituto de Teologia Gál Ferenc Főiskola, de Szeged.

A reunião conta com uma mensagem do ministro dos Recursos Humanos, Zoltán Balog, e as intervenções dos reitores das universidades de Gál Ferenc Főiskola e de Szeged, respetivamente Kozma Gábor e Szabó Gábor.

Durante a sessão vai ser apresentado o livro com os trabalhos do Congresso de Łódź realizado entre 16 e 19 de abril de 2015, e depois o trabalho dos participantes continua durante a tarde e nos dias seguintes à porta fechada.

“Só a partir da escuta, você pode acompanhar e orientar pastoralmente de forma fecunda jovens e universitários. Em Szeged, primeiro vamos ouvir as necessidades, aspirações e dificuldades dos jovens da Europa e, só depois, entrar em diálogo com eles para responder às suas expectativas, e mais tarde formular respostas com eles”, contextualiza o vice-secretário geral do CCEE.

O padre Remery Michel adianta ainda que quiseram convidar os representantes da pastoral juvenil e da pastoral universitária porque “ambos representam o homem jovem no centro das suas atividades”.

Segundo a CCEE, os trabalhos da reunião de dois dias podem incluir a apresentação de alguns projetos “inovadores” na universidade e na pastoral juvenil, bem como uma apresentação do que está a ser realizado na Hungria nestes setores.

O encontro termina esta sexta-feira, dia 29 de abril e o Conselho das Conferências Episcopais da Europa divulga uma declaração final no dia seguinte.

Esta é a segunda etapa do processo que vai conduzir ao Simpósio em Barcelona “focado em ajudar os jovens cristão na catequese, escola, universidade e na pastoral juvenil e vocacional”, depois da primeira reunião dos responsáveis pelo setor da catequese, entre 01 a 04 de março, em Rabat, Malta.

Simpósio 2017 Barcelona

O Simpósio conta com a participação do delegado nacional dos bispos das Conferências Episcopais da Europa para a catequese, escola, universidade, pastoral juvenil e vocacional e vão ser convidados representantes de associações de leigos e movimentos eclesiais, e um grande número de jovens.

As próximas reuniões preparatórias do colóquio na primavera de 2017 em Barcelona são dos diretores nacionais do Serviço Nacional de Vocações, a 10 e 11 de maio, em Bruxelas, Bélgica; O encontro do grupo de trabalho das escolas é a 16 de maio em Paris, França.

Share
Share