Foto: Sebastião Roxo
Neste dia especial, celebramos com profunda gratidão o 12º aniversário do pontificado do Papa Francisco que nos inspira com a sua simplicidade, proximidade e alegria. Desde o primeiro dia, tem sido uma voz de esperança para o mundo e um guia que caminha ao lado de todos, especialmente dos jovens. O Santo Padre sente o que lhe pede o tempo, respondendo com um coração aberto às necessidades da Igreja e do mundo.
O ano 2023 foi um ano ímpar para a juventude Portuguesa. As suas palavras continuam a ressoar nos corações dos jovens, desafiando-nos a ser uma geração com coragem para transformar o mundo, sem medo de amar, servir e sonhar alto. O Papa Francisco deixou-nos na JMJ uma missão irrecusável. Pediu-nos para nos aventurarmos no mar da evangelização e da missão e nesse anúncio indicou-nos os caminhos: fazermo-nos ao largo, levarmos juntos por diante a pastoral e não termos medo de nos tornarmos, efetivamente, pescadores de homens, mulheres – JOVENS!
Unimos a nossa oração pela sua saúde, pedindo a Deus que lhe dê força e sabedoria para continuar a sua missão. Que a sua mensagem de paz e misericórdia continue a iluminar os caminhos da Igreja e do mundo, especialmente na vida dos jovens que nele encontram inspiração. Como nos lembra a exortação Christus Vivit, “Cristo vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo” (CV, 1). Que possamos levar essa alegria para onde formos e ser, como ele nos desafia, verdadeiros protagonistas de uma Igreja viva e em saída.
Que este aniversário do pontificado do Papa Francisco seja também um desafio para cada jovem: que sejamos corajosos no testemunho da fé, ousados na missão e aventureiros para levar ao mundo a alegria do Evangelho!
Marcamos encontro com o Papa Francisco no Jubileu dos Jovens.
Lisboa, 13 de março de 2025