O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi diretor do número de maio da Revista ‘Cais’ dedicada ao tema da ‘Juventude’ e fez dois desafios.

“A construção do próprio futuro” foi o primeiro desafio de Marcelo Rebelo de Sousa aos jovens no editorial da revista que é posta hoje à venda hoje.

O segundo desafio à juventude do presidente foi “para que assuma o compromisso da solidariedade e, consequentemente, de um Portugal muito mais justo”, divulga a revista ‘Sábado’.

“Todos contam”, observou.

O presidente da República, como diretor da edição deste mês da revista ‘Cais’, escolheu “os temas das reportagens” dedicadas à juventude e convidou algumas personalidades para escreverem sobre esse assunto.

O professor universitário Adriano Moreira e o atleta olímpico Nelson Évora foram convidados para escreverem sobre a “juventude” a partir da pergunta de Marcelo Rebelo de Sousa: “Que desafios traz o futuro aos jovens?”

A grande reportagem de maio da ‘Cais’ é sobre os ‘Jovens Nem-Nem’ – não estudam, não trabalho, nem têm formação – que em Portugal são cerca de 300 mil, entre 15 e 34 anos.

“Acredito que Portugal tem um desígnio de futuro. Nações que se limitam ao comprazimento passadista, se satisfazem com a inércia, que renunciam ao desafio e à mudança são sociedades mortas. Sem passado não há presente nem futuro. Mas o futuro é muito mais do que uma evocação do passado ou uma autossatisfação com qualquer presente. Eu acredito no futuro de Portugal e sei que o País já começou a criá-lo com a sua juventude”, desenvolveu também, adianta ainda a ‘Sábado’.

O site da Presidência da República informa também que o presidente da República portuguesa recebeu um exemplar da ‘Cais’ de maio de um vendedor da revista e de elementos da direção da Associação Cais que estiveram no Palácio de Belém.

A revista vai ser posta à venda hoje e o preço de capa reverte, como é habitual, para os vendedores apoiados pela Associação Cais que informa no Facebook, que quem quiser um exemplar da revista “numa zona onde não existam vendedores” pode encomendar por mensagem ou pelo e-mail comunicacao@cais.pt.

A CAIS explica que tem como missão “contribuir para o melhoramento global das condições de vida de pessoas sem casa/lar, social e economicamente vulneráveis”.

Share
Share