O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), os secretariados diocesanos e os movimentos juvenis vão reunir em conselho no próximo sábado, dia 17 de junho, a partir das 09h00, no hotel ‘Essence inn Marianos’, em Fátima.
“Somos convidados a partilhar experiências e projetos”, destaca o diretor do DNPJ no convite/convocatória do próximo Conselho Nacional da Pastoral Juvenil dedicado à ‘dinamização da Pastoral Juvenil’.
O encontro começa com a oração de Laudes e a partir das 09h45 D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa e presidente eleito para a Comissão Episcopal Laicado e Família, dá início à reunião.
Depois os responsáveis da Pastoral Juvenil da Igreja Católica em Portugal vão fazer o ponto de situação às respostas ao inquérito do Sínodo dos Bispos nas dioceses; projetar um encontro reflexão sobre essa assembleia que se vai realizar em outubro de 2018 e projetar também Jubileu dos Jovens do Centenário das Aparições em Fátima, que está agendado para os dias 9 e 10 de setembro.
Da agenda consta também a partilha sobre o próximo FEJ – Fórum Ecuménico Jovem que vai ser acolhido pela Arquidiocese de Braga, a JMJ no Panamá, em 2019, e a partilha de atividades diversas da pastoral juvenil como o ACANAC do Corpo Nacional de Escutas, as Jornadas de Formação de Pastoral Juvenil salesiana, de 26 a 29 de junho, e o ‘Fátima 2017 I Tu és livre?’.
O padre Eduardo Novo recorda que a partilha vai se desenvolver sob o lema «O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas» (Lc 1,49) proposto pelo Papa Francisco num ano “profundamente mariano” que foi “engrandecido” pela visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima, em maio, e em “pleno processo de consulta” que “levará à redação do instrumento de trabalho” para 15.ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, em outubro de 2018.
O Conselho Nacional da Pastoral Juvenil começa às 09h00 do próximo sábado, dia 17 de junho, e vai ter lugar no Essence inn Marianos Hotel (Rua de S. Paulo nº 2), em Fátima.
O conselho é um fórum privilegiado de debate, estudo, atualização dos anseios dos jovens, dos seus ambientes e das propostas pastorais mais adequadas para promover a comunhão de diversidades, o aprofundamento de conteúdos e ações concretas relativos aos jovens.