O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) e os secretariados diocesanos do setor vão reunir este sábado, na solenidade da Anunciação do Senhor, na Casa São Nuno, em Fátima.
A reunião de Secretariados Diocesanos da Pastoral Juvenil começa com a abertura de D. Joaquim Mendes, bispo-auxiliar de Lisboa e vogal da Comissão Episcopal Laicado e Família, que acompanha o DNPJ, às 09h40, após as Laudes (09h15).
Os responsáveis pelo setor da pastoral juvenil a nível diocesano vão falar sobre o programa do Centenário das Aparições de Fátima, mais concretamente sobre os dias 12 e 13 de maio que cujas celebrações vão ser presididas pelo Papa Francisco.
A apresentação do itinerário catequético – ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’ (Jo. 2, 5) – no contexto do atual ano mariano é outro dos tópicos.
À Luz do tema Mariano ‘O Todo-poderoso fez em Mim maravilhas’ (Lc 1, 49) e no ano em que celebramos o Centenário das Aparições de Fátima, a Igreja decidiu interrogar-se sobre o modo de acompanhar os jovens a reconhecer e a acolher a chamada ao amor e a vida em plenitude, e também pedir aos próprios jovens que a ajudem a identificar as modalidades hoje mais eficazes para anunciar a Boa Notícia.
Neste âmbito, em comunhão com a Igreja Universal o bispo D. Joaquim Mendes vai apresentar o documento de preparação da XV Assembleia Geral Ordinária, o Sínodo dos Bispos em 2018 dedicado à juventude com o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.
O padre Manuel Barbosa, secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa também vai participar na reunião deste sábado e fazer a compreensão do âmbito de cada pergunta.
O terceiro ponto do tema Sínodo dos Bispos 2018 é sobre a forma de promover e dinamizar o processo de consulta nas dioceses e ter a opinião dos diversos intervenientes.
Deste modo, somos convidados a caminhar com Maria e a refletir sobre o documento preparatório para o Sínodo dos Bispos em plena preparação para a XV Assembleia Geral Ordinária «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional».
“Como Maria, desinstalemo-nos”, convida o diretor do DNPJ recordando que o Papa Francisco na mensagem para a Jornada Mundial da Juventude 2017, celebrada a nível diocesano este ano a 9 de abril: “Maria não se fecha em casa, não Se deixa paralisar pelo medo ou o orgulho”.
“Maria não é daquelas pessoas que, para estar bem, precisam dum bom sofá onde ficar cómodas e seguras. Não é uma jovem-sofá!» e usou uma vez”, cita ainda da mensagem que pode ser lida no site do DNPJ.