Com o tema “JMJ Cracóvia 2016 no ano jubilar da Misericórdia: jubileu dos jovens” a última reunião dos Secretariados Diocesanos da Pastoral Juvenil do atual ano pastoral realiza-se este sábado, dia 20 de junho, na Casa S. Nuno, em Fátima.
Depois da oração de Laudes (09h30) o encontro começa com uma reflexão de análise do caminho e projeção de futuro por D. Joaquim Mendes, vogal da Comissão Episcopal Laicado e Família (CELF) que acompanha o DNPJ.
No plano da reunião vão estar tópicos como a próxima edição do Festival Jota, este ano na Diocese do Algarve, e os Encontros Europeus de Ávila (Espanha) e Taizé (França) no mês de agosto.
Da programação e calendarização pastoral para 2015/2016 destacam-se as IV Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil, nos dias 20 e 21 de Setembro, no Seminário do Verbo Divino em Fátima; o XVI Festival Ecuménico Jovem (FEJ), em novembro; e a grande Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia (Polónia) entre 28 e 31 de julho 2016.
“Preparamo-nos para rumar à Polónia, país conhecido como ‘novo templo’ da Misericórdia de Deus. À primeira vista, relacionar determinados ‘espaços’ com a presença de Deus poderá parecer inoportuno, pois todo o tempo e o mundo são ‘templo’ de Deus, contudo existem tempos e lugares que Deus escolhe, para que, neles, os homens conheçam de maneira especial a sua presença e a sua graça”, assinala o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.
“Misericórdia é a palavra mais repetida pelo Papa Francisco, ele que nos tem proposto a misericórdia como motor e coração da pastoral e da Igreja”, acrescenta o padre Eduardo Novo.