O Papa Francisco anunciou hoje no Vaticano um encontro pré-sinodal com jovens crentes e não crentes de todo o mundo, em março 2018, para prepararem a assembleia do Sínodo dos Bispos.

“De 19 a 24 de março foi convocada, pela Secretaria-geral do Sínodo dos Bispos, uma reunião pré-sinodal para a qual foram convidados jovens de várias partes do mundo. Jovens católicos, como jovens de outras confissões cristãs e de outras religiões, e jovens não crentes”, explicou no final da audiência pública de quarta-feira na Praça de São Pedro.

Esta iniciativa responde ao desejo anteriormente manifestado pelo Papa de envolver o maior número possível de jovens na preparação na próxima assembleia sinodal, marcada para outubro de 2018, tendo como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

Segundo o Papa Francisco a Igreja Católica “quer colocar-se à escuta da voz, da sensibilidade, da fé e também das dúvidas e das críticas dos jovens”.

“Temos de ouvir os jovens”, afirmou, acrescentou que as conclusões das reuniões em março “vão ser transmitidas aos padres sinodais”.

Papa convoca jovens ao Vaticano

Jovens católicos, de outras confissões cristãs, de outras religiões e jovens que não creem: o Papa Francisco convidou todos para participar, no Vaticano, de uma reunião pré-sinodal. O anúncio foi feito esta quarta-feira durante a Audiência Geral. Confira!

Publicado por Rádio Vaticano – Programa Brasileiro em Quarta-feira, 4 de Outubro de 2017

A 15.ª Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2018, tem como tema «Os jovens, a fé, o discernimento vocacional».

JMJ 2016: D. Joaquim Mendes com jovens da Paróquia de Carcavelos

O presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família, que acompanha a pastoral juvenil em Portugal, sublinhou que a iniciativa do Santo Padre surge “na sequência da necessidade de escutar os jovens”, sejam os que caminham na Igreja “mas também os que caminham fora da Igreja, de outras religiões, para ver o que têm a dizer à Igreja”.

Para D. Joaquim Mendes a reunião vai ser “um belo encontro de preparação para o sínodo, com troca de impressões” e partilha que também cria “oração, comunidade, envolvimento e sentido eclesial”.

“Os jovens são importantes, têm papel decisivo no futuro e é preciso dar-lhes espaço, inseri-los e também receber os seus contributos”, desenvolveu o bispo auxiliar de Lisboa.

O secretário-geral do Sínodo dos Bispos na mensagem de apresentação da reunião pré-sinodal em Roma, de 19 a 24 de março de 2018, agradeceu ao pontífice “a iniciativa que permitirá aos jovens expressar os seus desejos, as suas incertezas, as suas expectativas”.

“É uma semana, não mais do que isto, mas é o suficiente, porque naturalmente não podemos ter os jovens de todo o mundo representados. No evento falarão quer individualmente – representando grupos ou as conferências episcopais ou outros – e também nos grupos de estudo, de maneira que no final possam nos fornecer algum documento que queremos depois apresentar aos Padres sinodais”, explicou.

Segundo o cardeal Lorenzo Baldisseri a reunião pré-sinodal “contribuirá para enriquecer a fase de consultas já iniciada com a publicação do Documento preparatório”.

“Queremos que os jovens sejam os protagonistas deste evento. Naturalmente o Sínodo, a Assembleia, é sinodal, no sentido de que são os Padres sinodais – que depois no fórum – debaterão e darão um documento no final. Mas nós queremos a participação dos jovens não somente dentro da Assembleia – por meio do grupo de ouvintes previsto pelos estatutos, mas queremos que os jovens se interessem não somente na base fazendo o seu discurso, mas que tenham também uma proposição ativa”, desenvolveu o secretário-geral do Sínodo dos Bispos (jovens 2018) à Rádio Vaticano.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, com peritos e outros convidados, para ajudar o Papa no governo da Igreja. Até hoje contam-se 14 assembleias gerais ordinárias e três extraordinárias, as últimas dedicadas à Família, em 2014 e 2015.

Share
Share