‘O Meu Papa’ é o “primeiro semanário do mundo” sobre Francisco e vai permitir acompanhar o seu dia-a-dia. A revista foi apresentada hoje e chega às bancas amanhã, dia 31 de março.

A nova publicação semanal de “grande tiragem”, que foi apresentada hoje em Lisboa, começa com a secção “Sete dias com o Papa Francisco” onde em cerca de 30 páginas conta e ilustra “com detalhe, e de forma sistematizada”, a atividade do Papa na semana anterior.

A informação enviada ao DNPJ explica que ‘O Meu Papa’ é uma publicação “autorizada pelo Vaticano” e recolhe “uma parte importante da sua informação” nas fontes oficiais da Santa Sé, como o jornal L’Osservatore Romano ou dos fotógrafos que acompanham permanentemente o pontífice argentino.

A restante informação são os repórteres do grupo editorial italiano Mondadori que recolhem no “acompanhamento” dos movimentos de Francisco “dentro e fora do Vaticano”. Em Portugal, essa informação vai ser completada por uma equipa de quatro pessoas que vai acompanhar, por exemplo, “ao segundo” a passagem do Papa peregrino em Fátima, no Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos.

Com um preço de 1,40 euros o primeiro número sai esta sexta-feira e vão ser publicados 100 mil exemplares. A revista nas 15 primeiras edições vai oferecer uma biografia do pontífice argentino em capítulos que é descartável para guardar. Há também uma secção dedicada às redes sociais do Papa Twitter  (@Pontifex_pt) e Instagram (franciscus).

A publicação semanal ‘O Meu Papa’ vai divulgar ainda a agenda papal da semana seguinte, a Liturgia da Palavra e “em todos os números” vão relatar “testemunhos de peregrinos na Praça de S. Pedro”, em Roma, sem esquecer o espaço “correio dos leitores”, e os Santos da semana.

“Todas as revistas fecharão com a história de um milagre reconhecido pelo Vaticano”, acrescenta o comunicado.

“O principal objetivo é tornar mais fácil aos portugueses o acesso direto às mensagens e aos gestos do Papa Francisco. Queremos tornar o seu olhar sobre o mundo ainda mais próximo, mais conhecido de todas as pessoas”, explicou a diretora da revista.

Clara Raimundo conta que sentiram que “existe uma grande curiosidade em saber o que ele pensa, o que ele faz e o que ele diz”.

Já o padre Edgar Clara, que foi diretor do jornal ‘Voz da Verdade’ do Patriarcado de Lisboa, considera que a revista “torna mais nítidas, mais claras”, a presença e a mensagem de Francisco, “principalmente a sua preocupação social”.

O sacerdote que é consultor da publicação destaca que “é a primeira revista semanal do mundo dedicada a um Papa”.

‘O Meu Papa’ é publicada em Portugal pela Goody, editora de revistas como a ‘Top Gear’, ‘O Mundo da Fotografia’, ‘Surf’ e BD da Disney. ‘Il Mio Papa’ foi criada em 2014 pelo grupo editorial italiano Mondadori que detém os direitos da revista e gere com o Vaticano “a cedência de toda a informação oficial”.

Foto: Jorge Pereira
Presidente do Conselho de Administração da Editora Goody, António Nunes; padre Edgar Clara, consultor editorial e Clara Raimundo, diretora revista.

 

Share
Share