A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana de Santo António de Lisboa (Salesianos) realiza as suas jornadas de formação de pastoral juvenil, em sintonia com o tema do Sínodo dos Bispos em 2018, de 26 a 29 de junho, em Lisboa.
Num comunicado enviado ao Departamento nacional da Pastoral Juvenil, a organização informa que as jornadas 2017 têm por base o documento preparatório para o Sínodo dos Bispos, em outubro de 2018, intitulado «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional».
No encontro realizado nos Salesianos de Lisboa, entre 26 e 29 de junho, vão passar quatro convidados a quem foi pedido a apresentação de cada capítulo do documento, “lançando algumas linhas de pensamento a partir da sua reflexão pessoal e pastoral”.
Dia 26: «O Sínodo dos bispos – Caminho e perspectivas. O Simpósio de Barcelona – Ecos e desafios» – D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa;
Dia 27: «Os Jovens no mundo de hoje. Transformações, novas gerações e escolhas» – professora UCP Teresa Messias;
Dia 28: «Fé, discernimento e vocação. O dom do discernimento, percursos e acompanhamento» – padre David Teixeira, Salesiano;
Dia 29: «A pastoral com jovens. Sujeitos, lugares e instrumentos» – padre Rui Alberto, Salesiano.
Os Salesianos informam que as jornadas anuais são “direcionadas” para os coordenadores de pastoral juvenil das várias presenças da sociedade religiosa, membros das equipas de pastoral e outros agentes da pastoral juvenil.
“Como sinal de comunhão eclesial, poderão ter a participação de outros agentes de pastoral juvenil mesmo não ligados diretamente à pastoral salesiana”, sublinha o comunicado sobre as jornadas de formação.
Para participar, é necessário enviar um email para pastoral.juvenil@salesianos.pt.
No próximo mês, em julho, o Movimento Juvenil Salesiano reúne em acampamento nacional, de 24 a 28 na Praia de Mira, organizada pela Delegação Provincial Salesiana de Pastoral Juvenil e pela Equipa de Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliador.