A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos começa hoje no hemisfério norte até ao dia 25 de janeiro. Este ano o tema central é a ‘reconciliação’ e evoca os 500 anos da reforma protestante, iniciada por Martinho Lutero.
As Igrejas Cristãs em Portugal mobilizam-se e dinamizam-se diversas iniciativas e começam hoje com a oração com Taizé, preparada pelos jovens das diversas Igrejas, na igreja São José das Taipas, na Diocese do Porto, às 21h30.
A Arquidiocese de Braga acolhe a celebração Ecuménica nacional esta sexta-feira, a partir das 21h00, na Basílica dos Congregados e vai ter a participação dos hierarcas das Igrejas Cristãs: O arcebispo primaz D. Jorge Ortiga e D. Manuel Felício, bispo da Guarda; o presidente do COPIC – Conselho Português das Igrejas Cristãs, o bispo José Sifredo da Igreja Metodista, a pastora Eunice Alves e o pastor Emanuel Dias.
A Vigília Ecuménica Jovem é um dia depois, este sábado, às 21h30 na igreja de Santa Joana Princesa, em Lisboa. A celebração que conta com diversos responsáveis. No site do Fórum Ecuménico Jovem encontram-se todas as informações necessárias.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos realiza-se entre hoje e 25 de janeiro com o tema ‘Reconciliação: «É o amor de Cristo que nos impele»’, passagem da segunda carta de São Paulo aos Coríntios. Uma proposta do Conselho de Igrejas na Alemanha (ACK).
“Que pessoas e Igrejas possam ser impelidas pelo amor de Cristo a viver vidas reconciliadas e a derrubar as paredes da divisão”, lê-se no subsídio do Oitavário que foi preparado e publicado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e a Comissão Fé e Constituição (Conselho Mundial de Igrejas)
Ao DNPJ, a pastora Eva Michel, da Igreja Presbiteriana em Portugal, divulgou encontros da Região Centro. Sempre às 21h00, os momentos de caminho em comum começam hoje na Igreja Evangélica Presbiteriana do Bebedouro, em Arazede; amanhã é na capela de Portomar, perto de Mira/Aveiro e sexta-feira rumam à igreja de São Julião, na Figueira da Foz.
O ofertório em todas as celebrações no centro são para a PAJE – Plataforma de ajuda a jovens ex-institucionalizados e as Igrejas Cristãs ainda vão encontrar-se dia 23 na igreja de Cadime, em Cantanhede, no dia seguinte em Coimbra na igreja de São João Batista e terminam o Oitavário na igreja Presbiteriana das Alhadas, a 25 de janeiro.
Voltando ao Porto, a Comissão Diocesana para o Ecumenismo divulgou que a celebração ecuménica do Oitavário para o Grande Porto é dia 24 de janeiro, às 21h30 na igreja Lusitana do Redentor, entre outras iniciativas. A celebração vai reunir a Igreja Católica, a Lusitana, a Metodista e as Igrejas ortodoxa Russa e Evangélica Alemã Porto.
Foi também proposto um Roteiro Ecuménico de Oração 2017 com muitos eventos e encontro ao longo do ano para refletirem e celebrarem a mesma fé na “vivência das diferentes tradições eclesiais”.
No Porto existe uma Comissão Ecuménica do Porto que teve a primeira reunião de trabalho em dezembro de 2005 e têm um site onde divulgam as suas atividades: www.ecumenismoporto.org
Hoje, na audiência pública semanal, o Papa Francisco referiu-se à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e disse que o esforço ecuménico é um sinal de “esperança”.
“Na Europa, esta fé comum em Cristo é como um fio de esperança: pertencemos uns aos outros. Comunhão, reconciliação e unidade são possíveis”, informa a Agência Ecclesia.