A Igreja Católica celebra a Semana de Oração pelas Vocações 2020 – de 26 de abril e 3 de maio – e o Papa Francisco escreveu a mensagem «As palavras da vocação», onde destaca as palavras-chave “gratidão, coragem, tribulação e louvor”.

“Desejo que a Igreja percorra este caminho ao serviço das vocações, abrindo brechas no coração de todos os fiéis, para que cada um possa descobrir com gratidão a chamada que Deus lhe dirige, encontrar a coragem de dizer «sim», vencer a fadiga com a fé em Cristo e finalmente, como um cântico de louvor, oferecer a própria vida por Deus, pelos irmãos e pelo mundo inteiro” – Papa Francisco

O presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM) de Portugal assinala que a 57.ª Semana de Oração pelas Vocações, de 26 de abril a 3 de maio, realiza-se num “contexto diferente do habitual”, por causa da pandemia do coronavírus Covid-19, que “obrigou a medidas prudenciais, tais como o confinamento caseiro e a suspensão de atividades comunitárias”.

Na sua mensagem, D. António Augusto Azevedo (bispo de Vila Real) aconselha que, durante esta semana, “sejam privilegiadas a oração pessoal e familiar, sem esquecer a oração sempre constante das comunidades religiosas”.

“No silêncio ecoará mais forte o chamamento que Jesus faz hoje a muitos: «Segue-me!». A escuta é ainda condição para estar atento e captar os sofrimentos da humanidade e as necessidades da Igreja e da sua missão. Daqui poderá brotar, com mais realismo, para os mais jovens e para todos, a pergunta: «Para quem sou eu?».” – Presidente da CEVM.

D. António Augusto Azevedo faz votos que esta Semana de Oração pelas Vocações consagradas “suscite” em cada pessoa e cada família “uma coragem redobrada para viver e ultrapassar esta situação de provação em que nos encontramos”.

A Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios preparou subsídios para “lembrar, apoiar e enriquecer a oração de todos” – oração, hino, imagens, Leitura Orante da Palavra, Mistérios do Rosário, catequese e oração familiar – elaborados pelos formadores e seminaristas da comunidade do Seminário Interdiocesano de S. José, constituído pelas dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu.

 

 

Share
Share