A Igreja Católica em Portugal vive a Semana de Oração pelos Seminários 2019 a partir deste domingo, 10 de novembro, com o tema «Cristo não pensa apenas naquilo que tu és mas naquilo que poderás chegar a ser», até dia 17.

“A todos os jovens se renova o apelo do Papa para que cada um saiba responder à pergunta: «para quem sou eu?», começando por reconhecer as qualidades e carismas que Deus lhe concedeu e dispondo-se a pô-los ao serviço de todos”, escreveu o presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios na sua mensagem.

“E se for chamado ao ministério sacerdotal ou à vida consagrada saiba responder com coragem e alegria” – D. António Augusto Azevedo.

O lema «Cristo não pensa apenas naquilo que tu és mas naquilo que poderás chegar a ser» foi inspirado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive). 

D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, que foi reitor do Seminário Maior do Porto, explica que a Semana dos Seminários é ocasião para “refletir na centralidade da questão vocacional e para um renovado compromisso em ordem a uma «cultura vocacional»”.

“É também oportunidade para animar os jovens que fazem parte dos vários seminários do nosso país e reconhecer o precioso trabalho das equipas formadoras e de todos os que colaboram na vida dos seminários”.

As dioceses portuguesas estão a dinamizar diversas iniciativas e atividades, como vigílias de oração e dias abertos (open days) para os adolescentes, jovens e comunidade conhecer os seus seminários.

“A todos os cristãos é pedido, durante esta semana e sempre, um especial apoio e carinho pelos seminários que se pode manifestar na oração e na ajuda material”, D. António Augusto Azevedo.

Os materiais e subsídios para a Semana dos Seminários 2019 foram preparados pela Diocese de Aveiro: Cartaz, guião, atividades para a infância, adolescentes e para os jovens, pagela de oração, os mistérios do terço, vigília de oração, preces para a Oração Universal nas Missas, um hino.

 

Share
Share