A Igreja Católica começa viver a ‘Semana dos Seminários’, a 6 de novembro até dia 13, com o tema ‘Movidos pela Misericórdia de Deus’ este ano tendo como base o Jubileu da Misericórdia, um guião com várias propostas de iniciativas.
“A vocação sacerdotal não nasce somente de um chamamento, de um desejo ou de um impulso interior; ela é fruto do encontro do Deus misericordioso com o homem perdido e que é encontrado, com o homem morto e que revive”, escreve o presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, da Conferência Episcopal Portuguesa.
Na mensagem para a iniciativa deste ano, D. Virgílio Antunes, assinala que uma família que “não vive relações de comunhão a partir da fé” e onde cada um não está disposto “a acolher, compreender e perdoar no seguimento de Jesus, não fomenta os gérmenes da vocação”.
O guião da Semana dos Seminários – 6 a 13 de novembro – apresenta algumas propostas para a vivência deste tempo, – como uma oração para a semana, uma vigília de oração e um terço vocacional -, que é sobretudo de ação de graças e de oração pelo surgimento de novas vocações.