O Papa Francisco convidou os católicos a participar na «Semana Laudato Si» que começa no sábado, 16 de maio, e termina dia 24, quando há cinco anos assinou a encíclica ecológica e social inspirada na figura de São Francisco de Assis.
“Que tipo de mundo queremos deixar para aqueles que nos sucedem, as crianças que estão crescendo?
Renovo o apelo urgente a responder à crise ecológica, o grito da terra e a grito dos pobres não podem mais esperar. Cuidemos da criação, presente do nosso bom Deus criador. Celebremos juntos a Semana Laudato Si. Que Deus os abençoe e não se esqueçam de rezar por mim” – Papa Francisco
A Semana Laudato Si tem como tema ‘Tudo está interligado’, com o apoio do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé), do Movimento Católico Global pelo Clima e Renova+.
Uma iniciativa concreta para que as paróquias, comunidades religiosas, dioceses, escolas e outras instituições católicas reflitam e aprofundem (recursos)
Em Portugal, por exemplo, a Rede Cuidar da Casa Comum (CCC) destaca duas iniciativas online – uma tertúlia (terça-feira, dia 19, pelas 21h30, no ZOOM) e a vigília ecuménica de oração «(Que) novos céus e nova terra?» (21 de maio, 21h30) que vai promover online, entre “outras rubricas inspiradoras, para aprofundar a consciência e o compromisso no cuidado da casa comum e de todas as criaturas”.
“Além de muitas abordagens de natureza sócio-política, importa igualmente uma atenção cuidada às suas implicações na vida dos cristãos, particularmente nos contextos juvenis, porque “os jovens exigem de nós uma mudança; interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos” (nº 13).”
«Espiritualidade Ecológica – Laudato Si» (2016) – Padre Luís Marinho, assistente nacional do CNE – Corpo Nacional de Escutas
“A mensagem do Papa tem de chegar a todos, mudando mentalidades e comportamentos, num caminho que se sabe longo mas que tem de começar já, mobilizando os jovens, a comunidade católica em Portugal e no mundo, aproveitando esta oportunidade como uma motivação para o conhecimento, a reflexão, e também para a esperança.”
Encíclica “Laudato Si’ «é preciso passa-la à prática» (2015) – Francisco Ferreira, professor na área de ambiente, presidente da ONG ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável