A comunidade ecuménica de Taizé (França) dinamiza o seu encontro europeu de jovens 2017 em Basileia, na Suíça, entre 28 de dezembro e 1 de janeiro de 2018. As inscrições já encerraram e os monges partilharam informações práticas e o programa.
No seu site a comunidade ecuménica informa que para o “bom desenrolar” do encontro de final de ano “é essencial” que um número suficiente de jovens chegue dois dias antes do início, a 26 de dezembro.
Estes voluntários vão “ajudar de diferentes formas, segundo as necessidades”, como: “A preparar o acolhimento no dia 28 de dezembro; ajudar numa equipa de trabalho – distribuição das refeições, limpezas, preparação dos locais de oração – apoiar a animação numa paróquia ou num local de acolhimento; cantar no coro durante as orações comunitárias”.
Os monges de Taizé realçam que quem vai mais cedo para a Suíça participa “plenamente no programa” do encontro e os jovens que chegam só no primeiro dia “também podem ajudar numa equipa de trabalho ou no coro”.
Spreading Taizé in Basel~Made by Samuel Stöckli & Team HalfTimeNerds. Thank you to everyone who participated!
Publicado por Taizé Basel em Segunda-feira, 12 de Junho de 2017
Nas informações práticas sugerem que se chegue entre as 8h00 e as 12h00 de 28 de dezembro e a partida a 1 de janeiro depois das 16h00.
Depois do acolhimento os jovens vão ter o primeiro encontro com a paróquia e a família de acolhimento e depois do jantar a oração comunitária é em St. Jakobshalle ou em St. Jakob-Arena.
Segundo o programa, na sexta-feira 29 e sábado dia 30 de dezembro, a jornada começa com a oração da manhã na paróquia de acolhimento, depois há um tempo de partilha em grupos de reflexão ou de encontros com pessoas empenhadas na vida da comunidade local e no final um piquenique partilhado.
A tarde do segundo e terceiro dia convida a participar em ateliês variados, em diferentes locais do centro de Basileia: Compromisso social, fé e vida interior, criação artística, etc. E à noite, a oração comunitária é novamente em St. Jakobshalle e no St. Jakob-Arena.
O programa no domingo dia 31 de Dezembro é diferente na parte da tarde com encontros por países no centro da cidade suíça e a partir das 23h00 locais (menos uma hora em Lisboa), começa a vigília de oração pela paz no mundo, seguida da «festa dos povos» na paróquia de acolhimento.
O encontro europeu é para jovens dos 17 e aos 35 anos e os menores de idade têm de levar a autorização parental. Já quem tem menos de 16 anos pode participar apenas a partir do dia 28 de dezembro e “acompanhados por responsáveis durante todo o encontro”, um responsável por cada dois jovens.
Todos devem levar colchão e saco-cama para poderem dormir no chão e o alojamento é em casas de particulares de Basileia, da região ou em alojamentos coletivos – salões paroquiais, escolas, ginásios.
De recordar que o prior de Taizé, o irmão Aloís, anunciou que o encontro europeu 2017 é em Basileia no final de 2016, em Riga, na Letónia, a primeira vez que a iniciativa se realizou numa antiga república soviética e em território báltico.
O Encontro Europeu preparado pela Comunidade de Taizé no fim de cada ano é mais uma etapa da «Peregrinação de Confiança através da Terra» que o irmão Roger, fundador da comunidade, iniciou no final de 1970.
Roger Schutz nasceu na Suíça em 1915 e foi assassinado a 16 de agosto de 2005, durante uma celebração na igreja da Reconciliação. Com 25 anos foi para a pequena aldeia de Taizé, na França, país natal da sua mãe. Em plena II Guerra Mundial o jovem pastor protestante fundou a comunidade de Taizé, a 20 de agosto de 1940, a cerca de 360 quilómetros de Paris.