Foi o que fizeram Pedro Adão e Silva, professor universitário e comentador político, e João Catarino ilustrador. Numa carrinha «pão de forma», [prefácio do livro] «caminhámos» o mais próximo possível do mar, ao longo das praias de Portugal. Movidos apenas pelo «sublime triunfo do princípio do prazer». «Este Tanto Mar é um achado. Permite-nos ser heróis da aventura de ir-ver-e-vencer, sem levantar o rabo da cadeira, e isso, caros amigos, não tem preço.»
Ambos tiraram umas férias e dedicaram-se a explorar a costa portuguesa, perscrutando todos os recantos e segredos, desde Caminha até Vila Real de Santo António. Inspirados na viagem feita pelo ilustrador pela Estrada Nacional nº2 e com o Praias de Portugal de Ramalho Ortigão, encontraram um Portugal diferente: diversidade de praias, histórias, e muito surf (paixão comum). Nunca se afastaram muito da costa, comeram sempre peixe e dormiram junto à praia (os três mandamentos para esta aventura).
Tanto Mar fala-nos disto e de muito mais. Cabe a cada leitor acrescentar a sua impressão do livro. Quem desejar poderá escutar a entrevista concedida por ambos à Rádio TSF.
É uma partilha de um livro que nos poderá ajudar a programar as nossas férias, destinos e viagens. É também uma provocação: já pensaste em registar as tuas férias e partilha-las com os jovens portugueses? Como são as tuas férias?
O desafio está lançado! Aceitas?
Bento Oliveira | @ilusaobento