Caríssimos Jovens,
Saúdo-vos, com Alegria e entusiasmo. O entusiasmo não nasce de uma experiência emotiva pontual, mas é a consequência daquilo que nos toca e constitui mais profundamente. É Deus-dentro-de-nós. Falo-vos do entusiasmo de jovens cristãos que celebram a Alegria da Fé. Viver e cantar Deus, é este o espírito que trazemos ao Festival Jota.
É urgente saber aproveitar todas as formas para evangelizar, mas também provocá-las e lançar mão de capacidades e aptidões para oferecer o Evangelho ao mundo. A música é uma das mais belas formas de Evangelizar.
Que este FEstival seja instrumento de encontro, de partilha, mas também de oração e de descoberta de uma nova forma de interpretar a vida.
Só a confiança em Deus nos oferece a capacidade renovada para nos desinstalar, para partilhar a Alegria, a juventude, renovando a nossa coragem, traçando novos rumos de Esperança.
Deus convida-nos a transformar o mundo, é urgente assumir atitudes novas e renovadoras, é tempo de ver para além do imediato, de rasgar horizontes para “ir sem medo para servir “como nos desafiava o Papa Francisco na JMJ Rio 2013.
Não tenhamos medo de ir ao encontro dos outros, de sair da nossa zona de conforto, tornando-nos “pessoas-cântaro” de que fala o Papa Francisco (EG, nº 86), bela metáfora que traduz bem Jesus que vai ao encontro das pessoas para saciar a sua sede mais profunda.
Transportemos a radicalidade da nossa juventude para viver a nossa vocação de Cristãos convertidos ao Amor. Sejamos audazes, sintamos as fadigas e os cansaços das novas descobertas.
Não se cansem de sonhar novas imensidades, para marcar ritmos de um novo amor.
Tatuados do Amor de Deus, não vos canseis de amar e ser felizes.
Marca o teu rumo. Aposta na Vida!
Pe. Eduardo Novo, Diretor DNPJ