Os responsáveis pelas instituições foram recebidos pelo secretário executivo do COL, Monsenhor Joel Portella Amado, que destacou a importância das tendas durante a permanência dos peregrinos no Campus Fidei como um especial momento de encontro com Jesus. O Monsenhor também recordou as palavras de Dom Orani, arcebispo do Rio de Janeiro: “Construir a Jornada já é viver a Jornada!”.

O responsável pelo Setor de Atos Centrais, Padre Renato Martins, explicou que “após o momento de vigília com o Papa, as tendas serão o grande atrativo dos jovens durante a madrugada, onde poderão meditar e rezar junto a Jesus Eucarístico, como um discípulo que ouve o Mestre”.

Como vai funcionar

O Campus Fidei será dividido em 37 lotes onde ficarão os peregrinos. Neles serão distribuídas as 24 tendas de adoração. As tendas estarão abertas do meio-dia de sábado até o meio-dia de domingo, ou seja, 24 horas. Em cada tenda, duas instituições religiosas se revezarão na condução dos momentos em turnos de seis horas.

A tenda será dividida em dois ambientes: um para a oração dos peregrinos junto a Jesus Eucarístico exposto no altar, e outro para guardar os paramentos litúrgicos e preparação para a Missa. A celebração de pelo menos uma Missa é muito importante, pois nelas será consagrada a Eucaristia a ser distribuída aos participantes durante a Missa de Envio com o Papa, na manhã de domingo.

As comunidades e congregações religiosas foram orientadas a conduzir os momentos de adoração segundo o seu próprio carisma e espiritualidade. Além da exposição ao Santíssimo, também pode haver aconselhamento, atendimento vocacional e alguns horários reservados para outras línguas.

Share
Share