A Catarina Duarte e o João Nuno, respetivamente do Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego e do SDPJ – Porto, estão a representar a Conferência Episcopal Portuguesa no Fórum Internacional de Jovens e partilham um breve testemunho deste encontro.

“Queridos jovens,
Somos o João e a Catarina e viemos representar todos os jovens portugueses no XI Fórum Internacional da Juventude, em Roma.

Juntamente com 250 jovens de mais de 100 países e de 40 movimentos temos ouvido testemunhos, partilhado ideias e sobretudo vivências das nossas diferentes culturas e realidades.

Tem sido verdadeiramente bom entender que não estamos sozinhos neste caminho e que as nossas dúvidas e dificuldades são as mesmas de todos os outros. Temos trabalhado em comunhão e com base no Christus Vivit, a “carta de amor que o Papa escreveu aos jovens”, como aqui foi referido.

Se há algo que tem sido muitas vezes referido no Fórum é que os jovens não são o futuro da Igreja. Nós somos o agora! Os jovens são figuras centrais na Igreja e nas Escrituras. E somos, mais do que nunca, chamados a ser atletas de Cristo!

Jovens, não se esqueçam que Deus vos ama e que em cada momento cada um de nós é infinitamente amado por Deus!”

Catarina Duarte, do Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego, e João Nuno do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto (SDPJ – Porto).

O Papa Francisco recebe em audiência os cerca de 250 jovens de 110 países e de 40 movimentos e comunidades, este sábado, dia 22 de junho.

 

«Os jovens em ação numa Igreja sinodal» é o tema do encontro que começou dia 19 de junho organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé.

 

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida através do seu estatuto “manifesta especial preocupação da Igreja para os jovens, promovendo o seu papel em meio aos desafios do mundo de hoje. Apoia as iniciativas do Santo Padre no campo da pastoral juvenil e está a serviço das Conferências Episcopais, movimentos e associações juvenis internacionais, promovendo sua colaboração e organizando reuniões em nível internacional.”

Uma das principais atividades do organismo é a preparação das Jornadas Mundiais da Juventude.

Dois jovens portugueses participam no Fórum Internacional da Juventude pós-sinodal organizado pelo Vaticano

Share
Share