Margarida Patrocínio foi uma das escolhidas para falar ao Papa no final da Jornada Mundial da Juventude 2019, no Panamá. Portugal espera o Papa “de braços abertos”, afirmou a voluntária portuguesa que agradeceu a Francisco a escolha de Lisboa para receber o encontro mundial de jovens em 2022.
“Santo Padre, um abraço de Portugal foi de lá que partiram caravelas para todo o mundo com a Cruz de Cristo nas velas brancas. Lisboa é uma cidade linda, cheia de colinas com pequenas capelas e muitas igrejas antigas e belas. Em todas a devoção a Nossa Senhora nos confirma como «Terra de Santa Maria». É esta terra que o espera de braços abertos”
Na JMJ Panamá estiveram mais de 20 mil voluntários, destes 2445 internacionais, e 30 portugueses. Margarida Patrocínio chegou ao país da América Central a 4 de janeiro para a colaborar na organização da 34.ª Jornada Mundial da Juventude.
“Queremos dizer-lhe que a nossa alegria já é imensa só de saber que vão chegar os dias em que ruas e praças das dioceses portuguesas estarão cheias de jovens”, realçou.
Em nome dos voluntários do país organizador da JMJ 2022, Margarida Patrocínio afirmou que “Lisboa e o rio serão de novo um horizonte de fé e de esperança”.
No encontro de Francisco com os voluntários da JMJ 2019 também falaram um participante do Panamá que organizou a 14.ª edição internacional da Jornada Mundial da Juventude e outro da Polónia que recebeu a edição anterior em Cracóvia, em 2016.
“Como vos disse em Cracóvia, não sei se estarei na próxima JMJ, mas Pedro estará lá certamente e vos confirmará na fé. Continuai em frente, com força e coragem e, por favor, não vos esqueçais de rezar por mim”, disse o Papa no final do encontro no Estádio Rommel Fernández Juan Díaz.
“Temos sempre connosco o sucessor de Pedro, é bem verdade, mas quando em 2022, na nossa cidade, rezarmos em todas as línguas e renovarmos o pedido de sermos confirmados na nossa Fé, por Sua Santidade Papa Francisco, sabemos que viveremos um tempo único de graça, que desde já muito Vos agradecemos”, concluiu a voluntária portuguesa licenciada em Comunicação Social e colaboradora da Associação Salvador.
Saudação de voluntária portuguesa ao Papa Francisco
Margarida Patrocínio é voluntária da Paróquia de Torres Vedras, no Patriarcado de Lisboa, e esteve no Panamá desde o início de Janeiro. No encontro do Papa Francisco com os voluntários da JMJ, representando os voluntários e os jovens portugueses, dirigiu palavras ao Santo Padre, acenando para a JMJ 2022 a acontecer emn Lisboa. #JMJ2019 #JMJ2022
Publicado por Patriarcado de Lisboa em Domingo, 27 de janeiro de 2019
No Panamá, Margarida Patrocínio colaborou na área da comunicação, mais concretamente nas redes sociais, onde cerca de 60/70 volutários asseguraram a comunicação no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube em 22 idiomas.
A 34.ª Jornada Mundial da Juventude, com o tema «Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra», terminou hoje no Panamá com a Missa de envio, presidida pelo Papa Francisco.