“Bem-Aventurados os Misericordiosos… Um novo olhar – Perdão e Reconciliação, para uma cultura de Paz” é o tema do primeiro encontro deste ano do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil (CNPJ) que reúne esta sexta-feira, a partir das 21h30, e termina sábado ao almoço, dias 22 e 23 de janeiro, na casa de S. Nuno, em Fátima.
A reunião tem como convidado o coordenador nacional da Rede ESPERE – escolas de Perdão e Reconciliação que vai fazer uma partilha e reflexão a partir deste tema a partir das 11h15 deste sábado.
“A própria palavra ‘misericórdia’, com origem no latim, significa ‘coração compadecido’, essa capacidade de sentirmos compaixão e bondade, de deixarmos o rancor, o ódio, as raivas, que são emoções humanas muito básicas mas que temos que as trabalhar para transformar isso numa nova narrativa, num novo olhar”, explica o padre Albino Brás, missionário da Consolata.
Na senda da “dinamização da pastoral juvenil” em Portugal, o CNPJ reúne quando se celebra Cracóvia 2016, o Jubileu da Misericórdia, o Jubileu dos Jovens. A Jornada Mundial da Juventude – entre 26 e 31 de julho de 2016 com a presença do Papa Francisco na capital da Polónia – é um assunto que vai dominar parte da agenda deste encontro.
O Ano Pastoral 2015/2016 tem como tema – Felizes os misericordiosos porque alcançaram misericórdia (São Mateus) – no âmbito da grande atividade que ultrapassa as fronteiras terrestres e reúne jovens a nível mundial na fé à qual Portugal vai levar mais de cinco mil jovens.
Da agenda da reunião do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil, que reúne secretariados diocesanos e movimentos – consta também o Fátima Jovem 2016, a grande peregrinação de juvenil que é a rampa nacional para a JMJ.
A Cruz da Evangelização que foi entregue pelo Papa São João Paulo II ao continente europeu, em 1987, e está a percorrer as 20 dioceses portuguesas, até à JMJ, também faz parte do programa.
Vão ser feitas também ressonâncias de encontros mais recentemente como o Encontro Europeu da Comunidade Ecuménica de Taíze, em Valência (Espanha), 28 de dezembro 2015 e 1 de janeiro 2016; a análise ao Fórum Ecuménico Jovem (FEJ), que este ano reuniu os vários movimentos juvenis das Igrejas Cristãs em Portugal na Diocese de Portalegre-Castelo Branco e as IV Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil 2015.
O CNPJ é esse fórum privilegiado de debate, estudo, atualização dos anseios dos jovens, dos seus ambientes e das propostas pastorais mais adequadas para promover a comunhão de diversidades, o aprofundamento de conteúdos e ações concretas relativos aos jovens.