O Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens de Braga (DAPJ Braga) peregrinou à Comunidade Ecuménica de Taizé (França), com jovens de várias dioceses, onde tiveram “uma experiência de vida”, entre 4 e 14 de agosto.
Durante uma semana, os jovens das várias dioceses que participaram na Peregrinação a Taizé encontraram-se “com Deus, consigo e com o outro” e testemunharam “o amor de Deus e a alegria na vida em comunhão com o próximo”.
Num vídeo enviado hoje ao Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, o DAPJ Braga apresenta alguns dos testemunhos e partilha de vivências, como da Inês Silva: “Taizé faz sentir que tudo é possível”.
A peregrina de Gavião, Diocese de Portalegre-Castelo Branco, observa que na “comunidade ideal” de Taizé partilham tudo e dão “apenas” o que precisam aos jovens que rumam à localidade francesa, algo contrário à sociedade de consumo em que vive.
“Aqui ser maluco é ser normal. […] Em Taizé é a oportunidade de aproximarmo-nos de Deus, ao contrário do que acontece algumas vezes em casa”, acrescenta Inês Silva.
Isabel Silva é de Barcelos, da Arquidiocese de Braga, e participou pela segunda vez. Foi “uma experiência muito diferente” porque sabia ao que ia, para um sítio que recorda “o que a vida deve ser” e onde os monges “no pouco encontram o muito”.
Já André Cerqueira, de Viana do Castelo, um “cristão não muito ativo”, quis experimentar e se no primeiro dia estranhou “um bocado” o segundo dia vivido na comunidade, como diz o ditado, “entranhou-se”. Por isso, peregrinou à “colina” pelo segundo ano e vai regressar sempre “que puder”.
No vídeo onde não faltam os famosos sinos a tocar, também existem testemunhos de jovens de outros países, como o Frèdéric, da Alemanha, que em português conta: “Gosto muito de Taizé.”
“Orações realmente sentidas, silêncios confortáveis”, encontrou Ana Catarina Sousa, da Diocese de Aveiro, na comunidade monástica francesa, para além de “muito convívio”.
Entre 4 e 14 de agosto, os peregrinos das diferentes dioceses portuguesas – Aveiro, Braga, Lamego, Portalegre-Castelo Branco, Vila Real, Viana do Castelo – que viajaram com a Pastoral de Jovens de Braga encontraram jovens e peregrinos de 70 países.
A viagem organizada pelo DAPJ Braga começou a 4 de agosto, no dia seguinte passaram a tarde e noite em Barcelona e no dia 6 chegaram a Cluny e à comunidade de Taizé, onde estiveram durante uma semana, até ao dia 14 deste mês.
Por exemplo, a Pastoral de Jovens de Braga partilhou no Facebook que no dia 7 de agosto se realizou o encontro de portugueses em Taizé com o irmão David, o religioso português da comunidade, e “foi um momento marcante” nesse dia.
“Para além de uma breve explicação dos hábitos da comunidade, foi também a oportunidade de conhecermos os outros grupos de portugueses durante esta semana. Do Norte ao Sul do país, somos muitos os portugueses aqui presentes! :)”, desenvolveram no relato da viagem a Taizé.
No início de julho, a Comunidade de Taizé anunciou no seu site sete peregrinações de grupos portugueses e uma “semana especial” para jovens dos 18 aos 35 anos, que termina este fim de semana, conta com a participação da a Juventude Passionista.
De recordar que o encontro europeu de final de ano é em Basileia (Suíça), entre 28 de dezembro e 1 de janeiro de 2018, e a comunidade já tem um programa geral online.
[Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens de Braga – Facebook; site]