A ‘Alegria do Evangelho’ é uma festa da Missão. Esta afirmação ganha mais cor durante o Mês de Outubro. Dizia Francisco em Assis que não quer ver nos rostos dos cristãos sorrisos de hospedeiras de bordo, ou seja, quer sorrisos verdadeiros, que reflictam o que se passa na alma de um crente que sabe que todas as quaresmas desembocam na manhã da Páscoa.
‘Primeirear’, ou seja, ‘tomar a iniciativa’ deve ser uma das imagens de marca dos missionários hoje. Nós somos convidados por Francisco (e, antes dele, por Cristo) a sermos ‘Igreja em saída’, na rua, a partilhar a sorte a má sorte de todos, sobretudo dos pobres, mesmo sujando as mãos.
Ao percorrer, uma por uma, as páginas desta ‘Exortação Apostólica’ somos confrontados com a humildade de um Papa que se sente frágil, sem palavras que fechem a reflexão. Apresenta-se como um que caminha com todos, sempre á procura dos sinais inspiradores do Espírito Santo e com uma atenção redobrada aos pequenos e aos pobres. Sim, ele quer uma Igreja pobre e para os pobres, uma família onde todos tenham lugar, vez e voz, uma Comunidade sempre em conversão, um ‘governo’ da Igreja mais descentralizado e com mais lugar para a mulher, o jovem e os leigos em geral.
Francisco aposta ainda em temas grandes como a inclusão social dos pobres, o combate aos sistemas políticos e económicos que matam mais do que salvam as pessoas, o compromisso pela paz e pelo diálogo social. Insiste na dimensão espiritual da nossa vida e da nossa Missão…
Sobretudo, Francisco quer-nos alegres, felizes, otimistas e abertos ao mundo. Por isso, na Mensagem para o Dia Mundial das Missões deste 2014, o Papa fala de Paixão pela Missão, opção pelas periferias e margens, anúncio de Cristo libertador de todas as formas de opressão.
Na vida de qualquer jovem, o apelo a partir deve ecoar forte…e não há que ter medo, há que ter malas feitas e uma enorme ânsia de voar ao encontro dos outros para testemunhar a felicidade de ser cristão.
Como sugere o P. João Paulo Vaz, numa das suas canções mais emblemáticas, ‘põe-te a mexer’!
Tony Neves