A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos anunciou hoje a abertura de um site dedicado à XV Assembleia Geral Ordinária sobre o tema ‘Jovens, fé e discernimento vocacional’ que vai ficar disponível esta quarta-feira. As respostas devem ser enviadas até 30 de novembro de 2017.
A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou que o site http://youth.synod2018.va vai promover uma “maior participação de todos os jovens” não só por receber informações sobre o sínodo dos bispos dedicado aos jovens mas também pela interação e participação “no processo de preparação”.
O novo site fica disponível a partir de amanhã, 14 de junho, e o questionário online direcionado “para os jovens” está em várias línguas – italiano, inglês, francês, espanhol e português – e a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos espera pelas respostas até “30 de novembro de 2017”.
“Serão de grande utilidade no caminho de preparação do evento sinodal e fará parte do amplo processo de consulta que esta secretaria-geral está a realizar a todos os níveis do povo de Deus”, acrescenta o comunicado sobre a participação dos jovens em assuntos como religião, trabalho, família ou redes sociais.
O próximo Sínodo dos Bispos tem como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’ e vai realiza-se em outubro de 2018.
Na preparação para o sínodo no site do DNPJ podem ser consultados três documentos: Carta do Papa aos jovens por ocasião da apresentação do documento preparatório; a conferência de imprensa de apresentação do documento preparatório e documento.
De recordar que o responsável pela secção da Juventude do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida da Santa Sé disse que o questionário online é “uma forma de ir ao encontro dos jovens”.
“Os jovens não podem ser estudados como se fossem um animal de estimação. É preciso entrar em contacto com eles. Quanto mais pessoas pudermos escutar, melhor. Depois o importante é que se faça um bom trabalho de síntese”, afirmou o padre João Chagas em declarações à Agência ECCLESIA.
“Um questionário para que qualquer jovem, mesmo os mais distantes da Igreja, possa responder”, destacou ainda o sacerdote brasileiro à margem do simpósio que o Conselho das Conferências Episcopais da Europa promoveu sobre o acompanhamento dos jovens no final de março, em Barcelona, Espanha.
O Sínodo dos Bispos pode ser entendido como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo com peritos e outros convidados, que vão ajudar o Papa no governo da Igreja. Na história da Igreja existiram, até agora, 14 assembleias gerais ordinárias e três extraordinárias. As últimas em 2014 e 2015 foram dedicadas à Família.