O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, anunciou que está a organizar um Fórum Internacional da Juventude que vai realizar-se entre 19 e 22 de junho, em Roma, no contexto do Sínodo dos Bispos sobre os jovens.
A Conferência Episcopal Portuguesa vai estar representada por João Nuno, um jovem do Departamento Diocesano da Pastoril Juvenil do Porto e Catarina Duarte uma jovem do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil de Lamego.
“O principal objetivo será acolher os impulsos do Sínodo dos Bispos – «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional» – a nível internacional, especialmente a partir do Documento Final, bem como a partir de um presumível documento pós-sinodal que, até então, o Papa Francisco já terá publicado”.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida informa que vão ser convidados jovens delegados das conferências episcopais e dos principais movimentos e comunidades eclesiais com grande difusão internacional e esperam que alguns jovens auditores possam estar presentes para “transmitir sua experiência, além de contar com a presença de alguns especialistas em pastoral juvenil a nível internacional”.
O encontro no Vaticano vai contar com a participação de cerca de 250 jovens de 110 países e de 40 movimentos e comunidades,
João Nuno, um jovem do Departamento Diocesano da Pastoril Juvenil do Porto e Catarina Duarte, uma jovem do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil de Lamego vão representar a Conferência Episcopal Portuguesa e D. Joaquim Mendes, presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, encontrou-se com os jovens antes da partida destes para Roma.
“Acompanhamos este encontro com muito interesse e estamos em ligação com o desenvolvimento dos trabalhos”, assinala o responsável à Agência ECCLESIA.
O Papa Francisco vai encontrar-se com os jovens em audiência este sábado, dia 22.
Com o tema «Os jovens em ação numa Igreja sinodal», o encontro foi apresentado hoje em conferência de imprensa.
“Este encontro pós-sinodal é o início de um processo que espero que continue todos os anos aqui em Roma, onde reunimos jovens para falar sobre a Igreja nos diferentes contextos em que está localizada e do que somos chamados a fazer pelos jovens”, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Farrell.
O principal objetivo será acolher os impulsos do Sínodo a nível internacional, especialmente a partir do Documento Final do Sínodo dos Bispos, bem como a partir de um presumível documento pós-sinodal que, até então, o Santo Padre já terá publicado.
Não podemos perder o entusiasmo nem deixar que o forte impulso do Espírito Santo infunda na Igreja através dos jovens. O Fórum será um espaço de discernimento comunitário.”
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida através do seu estatuto “manifesta especial preocupação da Igreja para os jovens, promovendo o seu papel em meio aos desafios do mundo de hoje. Apoia as iniciativas do Santo Padre no campo da pastoral juvenil e está a serviço das Conferências Episcopais, movimentos e associações juvenis internacionais, promovendo sua colaboração e organizando reuniões em nível internacional.”
Uma das principais atividades do organismo é a preparação das Jornadas Mundiais da Juventude.
[Notícia atualizada dia 18 junho, com informações divulgadas pela Agência Ecclesia; Notícia no site do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (italiano) Fonte (11 janeiro): Vatican News]