A fraternidade Verbum Dei tem o lema dos primeiros discípulos de Jesus: “Dedicar-nos-emos à oração e ao ministério da Palavra” (Act 6, 4).
Com o espírito da primeira comunidade cristã, concretiza a sua missão específica na Palavra de Deus. Orar a Palavra, assimilando-a até fazê-la vida; transformando-nos nela e ensinando-a assim aos outros (Mt 28, 20), para que a orem, a vivam e a ensinem vivencialmente aos outros.
Fundada em Palma de Mallorca (Espanha), pelo Pe Jaime Bonet no dia 17 de Janeiro de 1963.
A missão da Verbum Dei está constituída por dois tipos de uma mesma actividade:
Centrada em Jesus – Palavra Viva, Ele é Contemplado e Transmitido, Participado e Partilhado.
A maior eficácia no anúncio e propagação do Reino, através da oração, do ministério da Palavra e de um testemunho de vida evangélica, determinam o espírito, a formação, a forma de vida e actuação, os métodos e instrumentos de apostolado, e os cristérios de vocação.
O trabalho de evangelização está orientado para todas as pessoas sem excepção. Os instrumentos que consideramos mais aptos para a evangelização são:
- Retiros em silêncio e com a Palavra de Deus como fundamento.
- Encontros Kerigmáticos (1º anuncio para abrir à Fé)
- Acompanhamento pessoal
- Revisão de vida.
- Grupos semanais de “Fé vida” ( formação prática da fé vivida).
- Formação de famílias.
- Grupos de namorados (Formação para a opção familiar).
- Ajuda para o discernimento vocacional.
- Iniciação à oração (ensinar a orar)
- Pistas de oração (ajuda na oração, par alimentar a fé e a viver quotidianamente no seio de uma comunidade viva)
A fraternidade Verbum Dei é essencialmente apostólica e missionária, contemplativa activa, trabalhando em profunda comunhão com a Igreja. É aqui que se inserem os grupos de jovens como parte integrante deste movimento. Estes grupos foram criados essencialmente como estruturas de acolhimento de pessoas de diferentes idades, inicialmente apenas jovens, procurando dar por um lado uma iniciação à fé e à oração através de uma experiência de partilha, de fraternidade e de formação a partir da Palavra de Deus, procurando sempre uma conversão pessoal para a necessidade de se dar a outros o que se recebeu (Cfr Mt 10, 8).
O apelo do Papa à nova evangelização e à necessidade da “Missão Ad Gentes” constituiem um permanente desafio ao carisma e à nossa vocação missionária.
A fraternidade está estendida nos cinco contimentes. Em Portugal está em cinco localidades diferentes.