Foram provocados pelo Instituto que lhes perguntou se não seria uma boa ideia celebrar (tríduo Pascal) quinta, sexta, sábado e domingo de Páscoa com eles dando-lhes conforto, comida e uma família onde passar esses dias. Aceitaram a provocação!
Na Páscoa deste ano receberam 35 sem abrigo, o limite disponível para lhes poderem dar as condições que dariam a qualquer familiar. Na equipa de 43 voluntários participaram 12 jovens de Lisboa, Fátima e Porto. Dividiram-se em equipas, recreativa e pedagógica, da cozinha, da liturgia, da noite, para dinamizar não só as celebrações mas também toda a logística envolvida.
Carolina Correia, jovem voluntária de 20 anos que participou na Páscoa dos Sem Abrigo, partilha o seu testemunho:
“Durante estes dias tive o privilégio de passar a Páscoa com 35 Sem Abrigo na Comunidade de Águas Santas, Porto. Foi uma experiência muito gratificante! É impossível transpor para o papel tudo o que lá senti, só sei que conheci pessoas, homens e mulheres, às quais agora chamo de amigos, que me encheram o espírito e o coração! Formámos uma grande família e irei recordar para sempre o esforço e dedicação de todos os voluntários que carinhosamente acolheram, de corpo e alma, os nossos amigos durante estes fantásticos 4 dias. Deus esteve lá, senti-O em cada um de nós! Para o ano lá estarei!”
Na hora da emocionada despedida alguns “pascoalinos” pediram as nossas orações, para que consigam ganhar força e coragem para renascer para a vida.
Os Solidários (SMC) são um grupo de jovens, com idade superior a 24 anos, Cristãos animados pelo “Espírito Missionário”, cujo objetivo é trabalhar em prol do Instituto, espalhando o nome da Consolata e levando a Boa Nova, na sua missão de Batizados.
Ana Luísa | DNPJ