altos-voos-janeiro-2013-voo-branco

A tentação de me afastar da Igreja era grande, nem podia ser muito diferente entre os 12 e os 14 anos, porém um convite aqui e outro ali, por parte do meu pároco, fez com que permanecesse a chama acesa do batismo, mas não só, esta foi-se reforçando em mim.

Na paróquia participava ativamente nos escuteiros e no grupo das catequistas, e gostava, particularmente, de orientar momentos de oração para as crianças e os jovens da paróquia.

Outro aspecto que me fascinava como cristã era a vida missionária, ir para fora do meu país ajudar os mais necessitados em África, porém nunca pensei em ser religiosa, pelo contrário, era uma ideia que refutava!

Porém, aos 16 anos, o Senhor fez com que eu me encontrasse com Ele de forma mais intensa, e esse encontro mudou a minha vida radicalmente. Tudo aconteceu por causa de um convite…

As Filhas de S. Paulo (Irmãs Paulinas) convidaram-me para participar num encontro de preparação à Páscoa na sua comunidade… Na capela estava preparado para o encontro, uma porta e uma frase que foram o convite para mim. Jesus naquela frase dizia-me (tal como a Zaqueu):Hoje preciso de ficar em tua casa!

Meu Deus, como é que Tu Senhor, precisas ficar em minha casa?! Foi a minha grande surpresa! O encontro com Jesus não aconteceu como eu imaginava, com muita emoção e palavras; mas foi antes de mais o encontro com a Sua Palavra (que é Ele mesmo), um encontro que produziu em mim um silêncio profundo e uma sede d’Ele nunca antes sentida.

Disse-lhe o meu sim… E o tempo, as graças, as meditações, a oração… enfim Ele encarregou-se de fazer o resto, em mim e na minha família. Fiz ali a minha entrega, uma entrega que já dura 20 anos…

Valeu a pena entregar-me? Sim! Ele é que se entregou a mim por primeiro… e é fascinante acompanhar o caminho de tantas jovens que se entregam ao Seu seguimento. Jovens que no início sentem medo… mas a experiência profunda do encontro fá-las sentir a certeza do chamamento ao serviço dos outros, ao serviço da Sua Palavra.

Não temas, Ele está contigo… Dá-lhe o teu Sim e Ele dar-te-á 100 vezes mais.

Ir. Sofia | DNPJ

Share
Share