Um convite à Missão, tão próximo, tão fundamentado em Maria, a Mãe da esperança, a Mãe que nos acompanha na caminhada: ousa parar o desassossego, escutar Deus, olhar a vida…
Faz-nos desinstalar, desconcerta-nos… e faz-nos calcorrear novos caminhos, descobrir novas veredas, erguer o nosso olhar e ver mais longe. São estes os caminhos da Fé fortalecida na Alegria, no Encontro. Uma Fé vivida, celebrada, partilhada que se toca, para depois ir… e transmiti-la aos outros.
As Jornadas Mundiais da Juventude transpiram também este ardor Missionário, cheio de Alegria da Fé, e por isso, este Fátima Jovem foi também a abertura do caminho que leva ao Rio de Janeiro, onde iremos viver com o Papa Francisco uma aventura, vivida na comunhão, na alegria, na caridade fraterna, na diversidade e na multiculturalidade.
Lembras-te do Concerto do Pe Omar Raposo (Membro do COL e Reitor do Santuário do Cristo Redentor)? Ele que esteve entre nós, deixando essa bela mensagem de evangelizar através da música, e convidando-nos de viva voz à participação na JMJ Rio 2013. Outros momentos fizeram o coração do Rio bater já em Fátima! Como se tocássemos a JMJ já aqui, e isso fez-se notar no teu envolvimento, na tua participação, na tua vontade e determinação nesta peregrinação.
O Fátima Jovem é pois, tempo de graça, de preparação para as JMJ Rio 2013. Trilhamos já o caminho rumo ao Rio, e caminhar é ir ao encontro e deixar-se encontrar. É escolher e ser escolhido. Fazer dos pequenos gestos, dos pequenos detalhes coisas grandes de que Maria é exemplo.
Vamos ter algumas boas e belas surpresas, nomeadamente um encontro com os jovens, os nossos bispos e a comunidade portuguesa residente no Rio de Janeiro, nesse dia 24 de Julho teremos uma grande festa, será um “Fátima Jovem in Rio”, onde a cultura, a arte, a língua serão expressão máxima da unidade na grande diversidade multicultural, racial e linguística que se viverão ao ritmo de samba, nesses dias na bela cidade carioca agraciada por Deus e pela natureza. Estarão connosco 9 dos nossos bispos, alguns deles serão catequistas. Também os jovens portugueses animarão duas catequeses.
Em Petrópolis na experiência da Semana Missionária, em Copacabana na missa de abertura e no acolhimento ao Papa na via-sacra, na Vigília e missa de envio no Campus Fidei em Guaratiba, ou no festival da juventude e atividades culturais em diverso locais, viveremos a riqueza da diversidade, as diferentes sensibilidades, os diferentes modos de expressar a fé e a alegria do Encontro com Deus. A verdadeira epifania de uma igreja jovem. Vai acompanhando de perto através do site e facebook.
Este impulso Missionário não ficará pela JMJ “Foram…vieram…e ficaram” Jo 1,39, assim, as II Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil continuarão a falar de Juventude, de Missão. Para derramar é preciso preencher-se, esta necessidade de formação permanente; e, favorecendo também a busca da comunhão na verdade, na caridade, no serviço, vamos este ano em comunhão com as Obras Missionárias Pontifícias, refletir sobre temas que marcam os jovens de hoje, as novas linguagens, que são também novos desafios para transmitir a Fé. Conhecer os Novos Evangelizadores, pois acreditamos que para comunicar a fé aos jovens, temos que ter fé neles, nas suas capacidades, no seu talento, no seu valor, no seu potencial espiritual e usar uma linguagem de proximidade. Ser com…
Com(o) Maria, aceitemos o desafio e não nos cansemos de Evangelizar.
Pe. Eduardo Novo